Homens, Mulheres & Filhos

Men, Women & Children – Jason Reitman – 2014 (Cinemas)

Em 5 de setembro de 1977, a NASA lançou a espaçonave Voyager. Destino desconhecido. Carregava apenas algumas gravações selecionadas através de um comitê presidido pelo astrônomo norte-americano Carl Sagan. A coleção foi feita para durar bilhões de anos e dar aos extraterrestres um vislumbre da humanidade.

Uma das cenas mais chocantes do filme, e menos comentada nas salas de cinema é quando a personagem principal, Tim Mooney (Ansel Elgort), atravessa o corredor da escola esbarrando em vários colegas e professores que não desgrudam os olhos de seus smartphones.

Homens, Mulheres & Filhos é um recorte atual e realístico da sociedade norte-americana, mas me arrisco a dizer que serve para todo o planeta. Sua narrativa, mesclando várias núcleos familiares com problemas de comunicação, de uma mesma escola, serve para que o espectador se insira de alguma forma no contexto da história.

O cineasta Jason Reitman se especializou em dirigir filmes de temática “problemas da sociedade moderna”. Aqui ele consegue ser melhor que nos 5 anteriores: Obrigado por Fumar (2005), Juno (2007), Amor sem Escalas (2009), Jovens Adultos (2011) e Refém da Paixão (2013).

Comentários

Kamila Azevedo disse…
Gosto do Jason Reitman e queria muito ter assistido a esse filme, mas ele passou de forma relâmpaga na minha cidade e infelizmente eu o perdi.