Os Oito Odiados

The Hateful Eight - Quentin Tarantino - 2015 (Cinemas)

Uma conferida nos indicados ao Oscar de melhor filme desse ano nos mostrará uma tendência que vem sendo seguida pela academia e seus membros há alguns anos. Trata-se de filmes sem uma identidade artística de seu dono, ou seja, do cineasta. Nesse ano, o único dos 8 nominados que tem uma caligrafia reconhecida foi também o mais esnobado, na contagem dos votos deve ter ficado com o último lugar.

Atualmente em hollywood poucos são os diretores que possuem esse "kwan" artístico, e esses poucos parecem sofrer perseguição por assinarem obras.

Quentin Tarantino é facilmente um desses exemplos. Sua filmografia se não é perfeita, beira essa condição, mesmo para o mais crítico de seu trabalho. Mas é esnobado continuamente por membros que o ajudaram a ganhar fama. Num ano fraco, seu filme não ser indicado, beira a heresia.

Duas das qualidades do cineasta: criar cenas impecavelmente bem fotografadas, mas que sejam condizentes com o roteiro, e inventar diálogos originais e extremamente criativos parecem evoluir ao longo dos 8 filmes do seu currículo.

Os Oito Odiados ganha uma outra estética quando pensamos que a trilha sonora é assinada por Ennio Morricone, o gênio decidiu ceder aos apelos do fã declarado e compor mais uma de suas infinitas composições com seu toque de mestre. O filme é quase em tempo real, e também quase filmado num único cenário, isso possibilita Tarantino mostrar suas habilidades narrativas, desenvolvimento das personagens, e principalmente nas conversas travadas pelos atores.

1. John Ruth (Kurt Russell). Atravessa a neve para levar uma prisioneira e ganhar a recompensa por isso. Leva a capturada presa ao seu pulso com algemas.

2. Daisy Domergue (Jennifer Jason Lee). A prisioneira capturada por John. Louca e sem papas na língua fica o tempo todo irritando seu captor.

3. Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson). Falante e contador de histórias. Pega carona com John Ruth e se gaba de ter uma carta assinada por Abraham Lincoln.

4. Xerife Chris Mannix (Walton Goggins). Também pega carona na charrete de John Ruth, se diz indo a cidade para ser nomeado o novo Xerife.

5. Oswaldo Mobray (Tim Roth). Apresenta-se como o enforcador da cidade. Será o homem responsável em enforcar a prisioneira que Ruth carrega.

6. Joe Gage (Michael Madsen). Um vaqueiro que ia visitar a mãe quando foi obrigado a fugir da nevasca se refugiando ali.

7. Bob (Demián Bichir). Um mexicano que se diz amigo da dona. Está tomando conta do lugar enquanto a dona teve que ir visitar a mãe.

8. Sandy Smithers (Bruce Dern). General confederado, calado e sempre sentado no sofá, está ali passando o tempo. Teve uma história no exército norte-americano.

Comentários

Kamila disse…
Infelizmente, perdi a chance de assistir a "O Oito Odiados" no cinema. Mas, quando assistir a este filme, verei sem qualquer expectativa...