Dentro da Casa

Dans La Maison – François Ozon – 2012 (Cinemas)

Meu último fim de semana
Claude Garcia

No sábado fui estudar na casa do Rafael Artol. Tive essa idéia porque há algum tempo queria entrar em sua casa. No verão, todas as tardes, ia ao parque olhar sua casa sentado em um banco. Mas uma noite, sua mãe quase me viu espiando pela janela da frente.

Sexta-feita, aproveitando que o Rafa tinha ido mal em matemática, lhe propus ajuda nos trabalhos e exercícios. Claro, era apenas um pretexto, que aceito, se daria em sua casa porque moro em um bairro onde o Rafa nunca irá pisar.

Às 11hs apertei a campainha e a casa se abriu para mim, finalmente. Segui Rafa até seu quarto, que era exatamente como eu imaginava, deixei-o ocupado com um problema de trigonometria e com a desculpa de buscar uma coca, explorei a casa, essa casa onde eu estava após ter-me imaginado tantas vezes em seu interior. Ela é muito maior do que eu pensava. A minha caberia dentro 4 vezes, tudo é limpo e muito arrumado. “Bem, chega por hoje”, pensei comigo, mas no momento em que ia voltar ao quarto , um odor chamou minha atenção. O odor muito singular das mulheres de classe média. Me deixei guiar por esse odor até a sala. Ali, sentada ao sofá, folheando uma revista de decoração conheci a dona da casa, a mãe do Rafa. Fiquei olhando-a até que levantou os olhos, cuja cor combinava com a do sofá. “Ola, você é o Charles?” Que voz! Onde é que ensinam essas mulheres a falar assim? “Não, sou Claude”, respondi, sustentando seu ohar. “Está procurando o banheiro?” “Não, a cozinha.” Ela me acompanhou. “Quer gelo? Sirva-se do que quiser, sinta-se em casa”, disse ela e voltou ao sofá para ler sua revista de decoração. De volta ao quarto de Rafa, resolvi seu problema de trigonometria. Ele precisará de muita ajuda em matemática este ano. (Continua...)

E continua nos melhores cinemas do país, mais um filmão do cineasta François Ozón.

Comentários

Kamila disse…
Só lamento que os cinemas de Natal não estejam entre os melhores do país. Continuo esperando esse filme do Ozon entrar em cartaz por aqui! Espero poder assistir a este filme, sobre o qual só leio as melhores críticas.
Alex Gonçalves disse…
Os primeiros momentos de "Dentro de Casa" são fantásticos e tudo indica que estamos diante de um dos melhores trabalhos do Ozon. Quando o professor lê o primeiro texto do aluno, aquele "continua" nos enche de expectativas. No entanto, acredito que a história vai se perdendo até chegar a uma conclusão não lá muito satisfatória (embora a cena final do edifício seja fantástica). Provavelmente, foi uma das intenções do Ozon, mas não gosto da forma como aqueles personagens são construídos, se assemelhando a meros fantoches.
Marcos disse…
Olá!

Sou leitor do Museu do Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Museu do Cinema.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Museu do Cinema.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com