02 fevereiro 2012

Cartazes de Filmes 12+


Assim como Martin Scorsese, sou aficionado por pôster de cinema. Em minha coleção fulgura o original polonês de Profissão: Repórter feito pelo artista Bartlomiej Kuznicki e uma versão de O Poderoso Chefão. Óbvio que esses dois cartazes farão parte de nossa seleção que busquei diversificar, verificar com o conteúdo da obra, e atrelar a uma regra, de já ter sido citado em outras listas de melhores.

1. Violência Gratuita US – O rosto de Naomi Watts chorando e em estado de choque é uma das atrações dessa refilmagem de um clássico alemão. O designer é do artista Akiko Stehrenberger.

2. Profissão: Repórter (Polonês) – Bartlomiej Kuznicki conseguiu passar a sinopse de um filme usando um cartaz. E olha que falamos de uma das maiores películas da humanidade dirigida por Michelangelo Antonioni.

3. A Árvore da Vida – A luz da vida contada através de um pé de bebê sendo segurado por mãos de adulto. Mark Carroll com uma foto produziu um dos cartazes mais lindos do ano.

4. O Demônio das Onze Horas – Esse é o típico pôster que nos leva a ver a obra. Uma cena do filme e pronto, tá feito um grande cartaz.

5. Volver – Penélope Cruz nesse filme está carregada de flores, e nessa foto seu semblante é enigmático, sensacional. Pedro Almodóvar não poderia faltar.

6. A Fita Branca – Mais uma personagem chorando e mais um filme de Michael Heneke, mas o que chama atenção nesse pôster é a fita branca amarrada em seu braço.


7. O Poderoso Chefão – A maior película da humanidade merecia um cartaz a sua altura. A silhueta de Brando com os títeres em cima do nome da obra é clássico.

8. Roma de Fellini – Reza a lenda que Rômulo e Remo, fundadores de Roma, foram jogados, ainda bebês, no rio Tibre, e salvos por uma loba que os amamentou. A loba do mestre Federico Fellini é humana.

9. Tubarão – A ameaçadora mandíbula do animal que deixou amedrontada uma geração inteira é o centro desse pôster de Roger Kastel.

10. A Dama do Lotação – Não poderia deixar de fora um cartaz nacional, e esse com Sônia Braga explodindo sensualidade, assim como no filme, é um clássico.

11. Sob o Domínio do Medo – Qualquer lista de pôster tem que ter a película de Sam Peckinpah nela. A foto de Dustin Hoffman com os óculos quebrado demonstra o que ele irá passar.

12. Malèna – Um cartaz com Monica Bellucci sendo a atração não poderia deixar de ser mencionado pelo Museu, ainda mais em filme de Giuseppe Tornatore.

Um comentário:

Kamila disse...

Bela seleção, Cassiano! Todos, ótimos filmes. E, claro, que não podia faltar um cartaz com sua musa Monica aqui! :)