O Homem que não Amava as Mulheres
Män Som Hatar Kvinnor – Niels Arden Oplev – 2009 (DVD)
Um pacote pardo amarrado de corda diagonalmente e paralelamente é cuidadosamente aberto por um senhor usando luvas branca e um pequeno canivete. Lentamente ele tira um quadro de dentro do envelope e põe-se a analisá-lo. É uma obra em relevo de folhas secas. O senhor agora volta à atenção ao pacote, em especial ao carimbo do remetente onde se lê Hong Kong. Agora ele senta na confortável da cadeira de seu opulento escritório e, enquanto a câmera se afasta dos intensos closes, chora um choro convulsivo.
O cinema sueco para mim se resumia a Ingmar Bergman, portanto minha ignorância em relação às produções desse país se dissipou. Porém como tudo na vida existe o lado bom e o ruim... O bom é que na Suécia se faz filmes de qualidade técnica e que não se resume a ótica existencialista de Bergman, a ruim é que a influência do cinema norte-americano também globalizou a cultura deles.
Baseado no livro de sucesso mundial Millenium, na verdade uma trilogia escrita pelo sueco Stieg Larsson, O Homem que não Amava as Mulheres é a sua primeira parte, e já vai ganhar um remake hollywoodiano capitaneado por David Fincher e chamado The Girl with the Dragon Tattoo, tradução literal do livro. Atualmente está em pós-produção.
O dinamarquês Niels Arden Oplev conduz a criativa trama com ousadia, mas com estilo peculiar do cinemão norte-americano. O clima de suspense é perfeito e as reviravoltas são bem detalhadas. Um filme para ver antes da versão de Hollywood.
Comentários
Mas aí, na comparação, os filmes saem perdendo bastante (os outros da série já foram lançados no exterior), embora sejam realmente divertidos de assistir.