19 fevereiro 2018

Corpo e Alma


Teströl és lélekröl - Ildikó Enyedi - 2017 (Cinemas)

Numa floresta coberta de neve dois veados se acariciam, parecem tímidos, o macho (com chifres) toma a iniciativa, enquanto a fêmea (sem os chifres), mais recatada, demora em deixar-se seduzir pelo macho, que usa suas galhas para atrair a fêmea.

Não se trata de nenhum documentário sobre vida animal, é uma analogia e também um sonho que serão explorados no ótimo Corpo e Alma.

Mária (Alexandra Borbély) é a nova inspetora de qualidade num abatedouro, rígida e bastante tímida, ela começa uma amizade com o diretor financeiro Endre (o ótimo Géza Morcsányi). Essa amizade fica maior quando descobrem que partilham do mesmo sonho, constantemente.

Assistir a um filme de um outro país nos traz a mesma sensação que viajar a esse lugar. A língua, a cultura, a comida e o modo de agir dificilmente não fazem parte de uma película, nesse caso, a Hungria, suscita uma imagem muito positiva sobre essa nação.

Um comentário:

Kamila Azevedo disse...

Confesso que não tinha ouvido falar sobre este filme ainda, mas parece ser interessante, pela sua resenha crítica. Fiquei curiosa!