A Criada

Ah-ga-ssi - Chan-wook Park - 2016

Baseado no livro Na Ponta dos Dedos, da britânica Sarah Waters, conhecida por seus romances da era vitoriana e protagonistas lésbicas. Em A Criada o tempo é levado para 1930 durante a ocupação japonesa da Coreia do Sul.

O filme começa mostrando o tio Kouzuki (Jin-woong Choo), que mantém uma biblioteca erótica nos porões de sua mansão. Ele faz a jovem sobrinha, ainda uma menina, ler o conteúdo dos livros a velhos tarados no intuito de ganhar a amizade dos japoneses. Acaba atraindo o inescrupuloso Conde Fujiwara (Jung-woo Ha) que elabora um plano para infiltrar uma criada, a trambiqueira Sookee (Tae-ri Kim) e roubar a herdeira Hideko (Min-hee Kim) fazendo ela se apaixonar pelo falso Conde. O plano começa a dar errado quando Sookee e Hideko começam uma relação além da amizade.

O clima constante de traição e ninguém sendo sincero, um detalhe característico do cinema de Chan-wook Park, cineasta do famoso Oldboy (2003), contrasta com cenas líricas, imagens deslumbrantes e cores fortes, que traz a paixão do diretor pelo grande Akira Kurosawa.