O Abrigo

Take Shelter – Jeff Nichols – 2011

Faz parte da cultura norte-americana o medo. Eles foram forjados assim, cresceram e se tornaram um império dessa maneira, e hoje são essa nação desfacelada, descerebrada e fechada por isso. O medo destrói a nossa capacidade de ser feliz, mas também é a responsável por nossa preservação, é ela quem nos afasta dos perigos. É um sentimento ambíguo e de difícil percepção.

Curtis (Michael Shannon – se especializando em papeis desse tipo) é um pai de família trabalhador e dedicado com um sentimento cada vez mais forte de que alguma catástrofe está para acontecer.

O Abrigo é mais um filme da leva que começou com Bug, Possuídos (2006) no Brasil, coincidentemente? Com o mesmo Shannon, e foi passando por O Nevoeiro (2007) e Cisne Negro (2010). É uma película muito bem produzida e que ainda traz a nova namoradinha norte-americana Jessica Chastain.

Siga o Museu do Cinema no twitter e curta a página no facebook.

Comentários

Kamila disse…
Concordo que o Michael Shannon está, cada vez mais, se especializando nos papeis desses homens atormentados, produtos do meio em que vivem. E assino embaixo do que você escreveu sobre a sociedade norte-americana e o medo. Na verdade, eu diria que eles são paranóicos. E é a paranoia que os leva em frente.
Museu do Cinema disse…
Paranóia é irmão do medo.