Mad Men

Mad Men – Matthew Weiner – 2007 (HBO)

MAD MEN FOI UM TERMO CRIADO NO FINAL DOS ANOS 50 PARA DESCREVER OS EXECUTIVOS DE PROPAGANDA DA AVENIDA MADISON.

ELES QUE CRIARAM.

Com essa história bem esquisita se inicia a série de TV Mad Men, que se centra na vida do publicitário nova iorquino Donald Draper (Jon Hamm), um grande executivo de criação da agência Sterling Cooper, nos anos 60. A série, gerada por Matthew Weiner, e que chamou a atenção de David Chase, criador de Família Soprano (1999), usa histórias verídicas alterando um pouco a verdade, expediente comum em roteiros sobre a máfia. Chase, claro, recorreu a Weiner para co-escrever a série sobre Tony Soprano, e Mad Men foi colocada na gaveta até o final de Sopranos, a melhor série norte-americana já produzida.

Mad Men reconstrói uma NY de 1960 com riqueza de detalhes de figurino, cenários e costumes, e abusando das questões raciais, do papel da mulher na sociedade, foi aqui que revelou as maravilhosas e lindas atrizes Christina Hendricks e Elisabeth Moss, e do cigarro. Todos os atores fumam cigarro de ervas, já que é proibido por lei os atores fumarem cigarro de tabaco em ambiente de trabalho nos EUA. A série foi produzida em película e convertida em HD.

A abertura da série é uma homenagem declarada ao cineasta inglês Alfred Hitchcock, Weiner disse que o estilo visual é completamente “chupado” dos filmes de Hitch, estilo esse muito elogiado. Mad Men é sucesso de público e crítica, possui uma fotografia das mais interessantes e uma trilha sonora sensacional capitaneada por David Carbonara.

No primeiro episódio uma campanha para a Lucky Strike foi desenvolvida. O slogan “It’s Toasted” foi realmente utilizado pela empresa, mas não foi criada da forma como mostram, isso rendeu até um artigo na revista New Yorker que mostra como realmente aconteceu em resposta a Linda Schupack, publicitária responsável pela criação das campanhas que são mostradas na série. Em 1917 foi lançado o slogan “It’s Toasted”, para descrever o processo de produção do cigarro na época, a frase veio de um amigo de um vendedor da empresa que disse que sempre comia torradas no café-da-manhã.

Comentários

Anônimo disse…
Uma das minhas séries favoritas da tv atual. Acho sensacional a forma como eles estão sempre se superando!
Marcos disse…
Olá!

Sou leitor do Museu do Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Museu do Cinema.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Museu do Cinema.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com
FeZInha ^.^ disse…
Eu acho que Mad Men foi muito bem produzida, espero chegar logo a proxima temporada!