Anjos Exterminadores

Les Anges Exterminateurs – Jean-Claude Brisseau – 2006 (DVD)

Numa das partes mais provocantes de Anjos Exterminadores, Julie (Lise Bellynck) faz um teste para o elenco do próximo filme sobre tabus sexuais femininos do diretor documentarista François (Frédéric van den Driessche). A cena é uma masturbação, e Julie parece levar a sério à interpretação, no final, a cara do cineasta parece desaprovar a performance, ao que a atriz pede permissão para usar um acessório para tornar o ensaio ainda mais real.

Brisseau usa o sexo, em especial o corpo feminino, para explorar temas como poder, hipocrisia e violência, em paralelo, a personagem de François usa o sexo, em especial o lesbianismo, para explorar tabus femininos, como masturbação, bissexualidade e orgasmo. Enquanto Brisseau sabe exatamente onde quer chegar, François não tem a menor idéia. François acha que tem o poder nas mãos, e explora sentimentos reais numa câmera ficcional. Brisseau tem o poder nas mãos, e explora o espectador com suas imagens encenadas.

Professor da famosa e renomada La Fémis, Jean-Claude Brisseau foi sentenciado há 1 ano de prisão por assédio sexual a duas atrizes durante a pré-produção de Coisas Secretas (2002). Acabou pagando fiança de 15 mil euros. Segundo as atrizes o diretor as obrigou a se masturbar diante dele para escolha do elenco. Anjos Exterminadores traz muito dessa biografia, e segura-se nas interpretações das três atrizes principais, Lise Bellynck, Maroussia Dubreuil e Marie Allan.

A discussão proposta por Brisseau versa sobre essa fase de sua vida, obviamente que ele se põe como vítima, mas nem por isso deixa de lado o seu papel manipulador diante de sentimentos reais. Uma questão polêmica, como sempre o sexo o é. O título faz referência a duas anjas que atuam como espectadoras ativas da trama.

Comentários

Anônimo disse…
Gosto de filmes baseados em experiências pessoais! Não sabia de nenhum caso de alguém que tenha ficado preso por assédio sexual e acho que, fazer o filme, deve ter sido uma forma que o diretor encontrou de, com o perdão do trocadilho, exterminar este assunto de vez!
Anônimo disse…
E que anjas!!! rsrs
Alex Gonçalves disse…
Cassiano, eu tenho uma cópia deste filme em casa e quase não conheci o ano de 2008 (minha mãe pegou o filme da minha prateleira na véspera de ano novo e quase me matou, já que estava boa parte da família na sala - azar o dela!).

Fiquei sabendo dessa polêmica que aconteceu há alguns anos com o diretor e é este o motivo que me faz ter vontade de ver "Anjos Exterminadores".
Anônimo disse…
Que interessante, ainda não conhecia esse filme e fiquei bem curioso após seu texto. Gosto desses filmes "estrangeiros" ousados e "Anjos Exterminadores" parece ser exatamente isso.
Rogerio disse…
Eu vi o filme esses tempos, mas nem sabia desse rolo com o diretor.
O filme é bem provocante e obsessivo, bem no estilao europeu.Teu texto expoe bem a msg do filme mas nao achei essa msg tao forte assim,ou talvez nao entendi, sei lá... já a picardia das cenas , uauuuu
Sergio Deda disse…
Parece ser muito interessante, não tinha ouvido muito a respeito...

vlws
Museu do Cinema disse…
Denis, as moçoilas não são as anjas do título.

Alex, tá perdendo tempo!

Rogério, o filme é forte sim, mas cada um vê onde ele é forte.
Ramon disse…
Nossa! A sinopse é tal qual o relato da história acontecida. Preciso conferir essa obra.
Meu pedido em relação ao Alphaville vale para esse filme também.

Abs!