Ponto de Vista

Vantage Point – Pete Travis – 2008 (Cinemas)

Alicerçado no clássico Rashomon (1950) do mestre Akira Kurosawa, Ponto de Vista tem uma história simples amparada no conceito “inovador” do cineasta japonês. Ou seja, ele conta a mesma história sob o ponto de vista (aqui no caso seria ponto de visão) de 5 personagens diferentes.

O plot seria o atentado contra o presidente norte-americano (William Hurt) num comício em Salamanca, na Espanha. As 5 visões do atentado seriam do guarda-costas Thomas Barnes (Dennis Quaid), do turista estadunidense Howard (Forest Whitaker), e mais 3 outras pessoas, interpretadas por atores espanhóis, que se contar aqui estraga.

A palavra salamanca em filipino significa truque, e foi escolhida por essa razão pela produção do filme, mas a impossibilidade de fechar a praça principal da cidade por quase 3 meses para as filmagens do longa, fez com que os produtores escolhessem duas cidade do México e reproduzissem, em tamanho um pouco menor, a Plaza Mayor de Salamanca.

O problema de Ponto de Vista começa a partir do momento em que a inspiração de Kurosawa acaba, e o diretor Pete Travis (mais conhecido por suas produções na TV) se vê diante de um filme de ação hollywoodiano, lá pela metade do filme.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, pois até que eu gostei das cenas de ação do Pete Travis, especialmente aquela perseguição de carros nas ruas de Salamanca.

O que me incomodou no filme foi a irregularidade das histórias de cada personagem.
Anônimo disse…
Imitar Akira k. será qie isso poderia ter dado muito boa coisa???

Enfim, me pareceu tão candidato a clássico do Super Cine... rsrsrs
Anônimo disse…
Esse ainda não vi, mas percebi que as opiniões estão bem divididas (alguns gostaram), portanto deverei vê-lo ainda no cinema.
Museu do Cinema disse…
Kamila, as cenas são boas, mas elas se alongam demais, sem falar no clichê que são.

Felipe, candidato a clássico é que não é mesmo, nem de Tela Quente.

Vinícius, veja se gosta
Aqui ele já saiu do cinema, agora só em dvd mesmo.

Abraço!!!
Museu do Cinema disse…
Acho que é a melhor Pedro.
Museu do Cinema disse…
A melhor mídia, desculpe.