A Desconhecida

La Sconosciuta - Giuseppe Tornatore - 2006 (Cinemas)
Três belas mulheres seminuas são alinhadas lado-a-lado numa mansão. Usando máscaras horripilantes, uma voz ao fundo faz as escolhas baseado no que vê, mais ou menos como se escolhe tomates no mercado. O propósito daquela seleção é uma sessão de sadomasoquismo.
O clima de suspense é expresso no primeiro frame do filme. A Desconhecida tem o ar de mistério, pontuado pela bela e rápida edição de Massimo Quaglia - colaborador de longa data do cineasta italiano, e pela trilha sonora ressaltando o som do violino, do mestre maior Ennio Morricone.
A película marca o retorno do diretor Giuseppe Tornatore para o lugar que conhece como poucos, após 6 anos de hibernação. O clima de mistério pode parecer incomum na sua filmografia, mas um olhar mais atento verá que o cineasta já flerta com o gênero há algum tempo, muitas vezes utilizando-o para um evento maior - o que é o caso aqui. É um dos melhores filmes do ano e é o indicado da Itália ao Oscar 2008.
A prostituta ucrâniana Irena (a atriz russa Kseniya Rappoport) procura trabalho num prédio residencial da cidade de Velarchi, na Itália. Sua determinação em trabalhar naquele condomínio fica evidente, e mais tarde percebemos que a verdadeira intenção de Irena é trabalhar na casa de Valeria (Claudia Gerini), Donato Adacher (Pierfrancesco Favino) e a pequena Tea (Clara Dossena). que mexem com ouro.

Comentários

Kamila disse…
Gosto muito do Giuseppe Tornatore e não sabia desse retorno dele ao cinema. Gostei das imagens que você selecionou e o filme já está anotado aqui na minha lista de filmes a assistir.
Museu do Cinema disse…
O filme não estreou por ai Kamila? Por aqui veio no circuito de arte e tb em multiplex's.

Se não estreou, espero que em breve o faça por ai, pq é um filmão.
Kamila disse…
Não, Cassiano. E acho que, se estrear, deve ser na sessão de arte, mas somente em 2008.
Museu do Cinema disse…
Pena Kamila, o pessoal tá privando vcs de assistirem um filmão!
Kamila disse…
Cassiano, me diga uma novidade. Acho que os distribuidores de filmes devem olhar para Natal e pensar que por aqui não tem público para esse tipo de filme. Pior é que a cidade nem se movimenta para fazer um festival diferente, com filmes europeus ou de outras localidades;
Anônimo disse…
Hehehe, aqui (PE) também não chegou - e se chegar, acho que vai demorar um bom tempo... De qualquer forma estou curioso quanto a esse filme, pelo que você disse parece ser um dos melhores estrangeiros do ano. Abraço!

Cassiano, tenha um feliz Ano Novo!
Museu do Cinema disse…
Kamila e Vinicius, estou triste por vcs, de qualquer forma alegre por ter estreado por aqui, e permanecer em cartaz devido ao sucesso.

Obrigado Vinicius, feliz 2008 tb!
Otavio Almeida disse…
Cassiano, tentei ver esse filme na Mostra de SP, mas não consegui ingresso...

Aproveito para desejar a você um Feliz Ano Novo, amigo!

Grande abraço!
Wiliam Domingos disse…
Nossa...não estava sabendo deste filme!
Qual é o seu título original? Talvez eu esteja enganado...
Quase não conheço o Tornatore, mas é uma dica para estas férias!
Abraço!
Museu do Cinema disse…
Pois é Otávio, parece que tá sendo um sucesso por aqui esse filme, isso é ótimo, pq além de ser um filmão é do cinema italiano de Tornatore. FELIZ 2008!

Wiliam, o filme se chama La Sconosciuta, tradução literal de A Desconhecida, se vc não conhece o Tornatore, se obrigue a fazê-lo em 2008! Aproveito e lhe desejo um ano de paz e saúde.
Marfil disse…
A narrativa de A DESCONHECIDA é cinematográfica. É um filme tenso, sufocante, manipulativo e, extremamente ousado. A trilha é quase como um segundo ator no filme.
M. disse…
Amei seu blog. Tanto que adicionei lá no meu! Adoro cinema.