Hollywood dos anos 1980 foi cancelada em nome da lacração de uma ideologia totalitária. Top Gun: Maverick é o antídoto.


Top Gun: Maverick – Joseph Kosinski – 2022 (Cinemas)

- O fim é inevitável, Maverick. Seu gênero está a caminho da extinção.
- Talvez sim, Sr. Mas não hoje! 

À primeira nota da genial e famosa trilha sonora de Harold Feltermeyer, toda uma iconografia dos anos de 1980 vem à mente instantaneamente: moda (o casaco de couro todo adesivado), carros, motos, aviões, mas principalmente filmes que falam sobre patriotismo, lealdade, honra e honestidade, princípios que são inerentes às obras de arte e que foi cancelado, a partir do final dos anos de 1990, por uma ideologia que busca criar nas pessoas uma mentalidade revolucionária na qual o indivíduo se acha habilitado a moldar a sociedade de acordo com as crenças expostas e cooptadas por ele.

Essa mentalidade revolucionária, termo aventado pelo saudoso filósofo Olavo de Carvalho, busca usar minorias para agradar a massa disposta a sinalizar virtude. Virtude essa que será realizada por Governos ou empresas. A aberração é tanta que segundo as regras do Oscar, Top Gun: Maverick não poderia ser candidato as famosas e lacradoras estatuetas se o filme estreasse daqui há 2 anos (veja aqui). 

O filme retorna a todo simbolismo da primeira produção. O agora Capitão Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise criado em Criogenia) continua o mesmo, boa índole, piloto excepcional, porém sanguíneo e indisciplinado, mas agora quem segura suas pontas é um antigo rival, o agora Almirante Tom “Iceman” Kazansky (Val Kilmer se recuperando de um câncer na garganta, numa das homenagens mais belas da história da 7ª arte). Só isso já valia o ingresso, mas o roteiro ainda caprichou nos motivos para as acrobacias do novo F/A-18, que aposentou o F-14 e um par romântico do quilate da beleza de Tom, a linda Jennifer Connelly.

Comentários