A importância do filme Rocky para a liberdade e o progresso de uma Nação

Ele é ingênuo, as pessoas caçoam dele, tem habilidades físicas, gosta de correr e está sempre do lado certo da vida. Não, não estamos falando de Rocky. O nome dele é Gump, Forrest Gump, e muito antes de Forrest conquistar o mundo com sua ingenuidade e carisma, um pugilista também simples e falante já havia alcançado a glória no país da liberdade e da oportunidade: Rocky Balboa (Sylvester Stallone).

Em Rocky (1976), um até então desconhecido Sylvester Stallone, interpreta um boxer fracassado que trabalha como coletor para o agiota Gazzo (Joe Spinell). Enquanto vive das sobras que seu chefe disponibiliza, tenta voltar a treinar na academia de Mickey (Burgess Meredith), um treinador que já viveu seu auge no esporte e agora gerencia essa academia. Seu melhor amigo, o "bebum" Paulie (Burt Young), tenta juntá-lo com sua irmã, Adrian (Talia Shire), uma tímida e calada atendente de uma loja de animais domésticos.

Mas, estamos na terra da liberdade, especificamente na Filadélfia, capital da declaração de independência dos Estados Unidos. E, impregnado pelo ar da cidade, o campeão dos pesos pesados do boxe, Apollo Creed (Carl Weathers), após saber que seu próximo oponente não poderia lutar, decide dar a oportunidade (o sonho norte-americano) a um novato para ganhar o cinturão do campeão.

Enquanto Rocky treina duro, Apollo não tira seu terno, sob olhares de preocupação de seu treinador (Tony Burton). E a luta começa a ganhar fama nas ruas de Filadelfia (nossa homenagem a Bruce Springsteen e sua maravilhosa canção). Rocky acredita na sua chance e trabalha para alcança-lá.

A direção de John G. Avildsen é segura e sabe explorar a curiosidade do espectador, a luta em si só acontece no final, além dele saber usar uma trilha sonora maravilhosa que ficou guardada no hall das eternas do cinema mundial composta por Bill Conti. Porém o filme é todo de Sly, criador da história, produtor, protagonista e roteirista, ele sabe exatamente onde quer ir com sua ideia que virou uma obra-prima.

O espírito capitalista libertário e conservador dos EUA está impregnado em cada frame do filme. Assim como nosso herói ingênuo Forrest Gump, Rocky segue pelo mesmo caminho, trabalho e correção que a sorte lhe sorrirá na terra dos livres e casa dos corajosos.

Comentários