O Poderoso Chefão III


The Godfather III - Francis Ford Coppola - 1990

O mais esnobado filme da trilogia, talvez possua uma das mais fortes cenas da história do cinema.

O Poderoso Chefão III mostra a sequencia da vida de Michael Corleone e sua luta em legitimar os negócios da família, uma obsessão que durou a trilogia e que aqui terá seu desfecho final. Quando no 2°, o filme começa com a honraria e a doação da Vito Corleone Foundation, no 3° é uma honraria papal que abre a festa que tornou-se clássica nas aberturas dos longas.

Como não poderia deixar de fazer, fã de óperas, Coppola termina sua trilogia nela, a Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni é responsável por terminar a mais importante saga da história da 7ª arte, um filme de máxima importância dentro da história do cinema, uma obra-prima rica, cheia de significados e com uma cinematografia perfeita.

Num domingo de Páscoa numa pequena cidade siciliana, a população se reúne na cantina de Mamma Lucia, ao lado da capela, para esperar o início da procissão que sairá da igreja. Santuzza pergunta pelo seu prometido, o soldado Turiddu, filho da Mamma Lucia, e ela lhe diz que foi comprar vinho. Alfio, marido de Lola, pede uma taça de vinho a Santuzza que responde que Turiddu foi buscar. Alfio fica sem entender, porque viu Turiddu próximo de sua casa.

A procissão começa e todos entram na capela. Ainda do lado de fora, Santuzza revela a Mamma Lucia seu sofrimento em saber que Turiddu amava Lola antes de ir para o exército, e que ao voltar, Lola já tinha se casado com Alfio, e que ela seria apenas uma substituta, e que Lola não parava de seduzir Turiddu.

Quando Turiddu chega, Santuzza suplica que ele não a abandone jamais, mas Turiddu não a leva a sério. Santuzza então, enlouquecida de ciúmes, conta a Alfio sobre suas suspeitas. Terminada a procissão, todos vão a cantina comemorar. Turiddu segue servindo todos, mas Alfio recusa, insinuando que seu copo estaria envenenado. Turiddu, irritado, lhe morde a orelha tirando-lhe sangue - um gesto siciliano que desafia o outro para um duelo.

Antes de enfrentar Alfio, Turiddu pede a Mamma Lucia que cuide de Santuzza, o amor da sua vida, e vai encontrar Alfio para o duelo. Pouco depois, uma mulher entra desesperada gritando para Mamma Lucia que Turiddu fora morto no duelo.

Comentários