22 março 2014

Ninfomaníaca Vol. 2

Lars Von Trier

Dinamarquês, 64 anos, filho de liberais e naturistas, casado duas vezes, na última delas com a babá de seus 2 primeiros filhos, pai de 4 crianças, Lars Trier é sarcástico e cheio de fobias, formado em cinema - onde ganhou a nobre alcunha Von dos colegas - é fundador do movimento Dogma95. Vencedor de Cannes com o filme Dançando no Escuro (2000), recentemente foi considerada persona non grata pelo festival francês pela frase: "Eu entendo Hitler, embora saiba que fez coisas erradas. Sei disso. Só estou dizendo que entendo o homem, não é o que chamaríamos de um bom homem, mas simpatizo um pouco com ele".

Essa foi a sua pior digressão.*

Nimphomaniac - Lars Von Trier - 2013 (Cinemas)

Enaltecemos aqueles que dizem o certo, mas desejam o errado, e zombamos daqueles que dizem o errado, mas desejam o certo.*

Eu me choquei com Ninfomaníaca II, não muito pelo sexo é verdade, mas por algumas passagens, algumas frases e algumas cenas gratuitas. Principalmente seu final. Eu não me choquei com a frase de Von Trier em cannes, me chocou sua negação ou falta de interesse em se desculpar e até hoje zombar disso.

Quem conseguir passar por essas polêmicas apreciará um filme inteligente que discute o sexo numa sociedade cristã que foi dividida em 1054 por diferenças de opinião entre as igrejas do ocidente e do oriente, que chamamos hoje de igreja ortodoxa e de igreja católica apostólica romana. Generalizando pode-se dizer que a igreja do ocidente é a igreja do sofrimento, da culpa e a igreja oriental é a igreja da felicidade, do prazer.*

* (passagens do filme).

Abaixo os capítulos desse segundo volume.

CAPITULO 6. The Eastern and the Western Church (The Silent Duck). O Dan Brown dos filmes.

CAPITULO 7. The Mirror. Psicologia barata e entediante.

CAPITULO 8. The Gun. Bond, James Bond.

Um comentário:

Kamila disse...

Muita gente tem comentado sobre o final, que meio que estraga tudo. Enfim, vou comentar quando eu assistir às duas partes do filme. Perdi a primeira no cinema, por isso não assistirei à segunda.