Blue Jasmine

















Blue Jasmine - Woody Alen - 2013 (Cinemas)

Cate Blanchett
Alec Baldwin
Sally Hawkins
Andrew Dice Clay
Peter Sarsgaard

Dirigidos por Woody Allen

A primeira cena do novo filme do cada dia mais genial, Woody Allen, já mostra toda sua caligrafia cinematográfica, uma das mais belas da história da 7ª arte. Num avião, a personagem de Cate Blanchett, a Jasmine do título, conta sua vida a uma senhora ao seu lado da poltrona da 1ª classe. Ao se despedir, o rapaz que vai pegar a idosa pergunta quem é a amiga com quem conversava, a velhinha responde: - Não sei, ela estava falando ao meu lado, eu me virei para ver se estava falando comigo e disse: Hã? Ela então não parou mais de falar.

Woody Allen é crítico e eloqüente. E seus filmes possuem essa característica, mas é incrível a capacidade do cineasta em dar leveza às suas películas, seja por meio da fantástica trilha sonora, das piadas e embates entre as personagens, ou das caprichadas produções que parecem um tour de férias pela cidade.

Blue Jasmine, ao contar a história de uma elegante socialite que perde o marido e a fortuna e tem que ir morar com a irmã pobre, consegue trazer atuações maravilhosas do elenco que citei acima, e carimbar os últimos 10 anos de filmografia de Allen como período mais criativo de sua extensa e brilhante carreira.

Comentários

Kamila disse…
"Blue Jasmine" estreou na minha cidade (MILAGRE!!!), mas ainda não tive tempo de conferir o longa. Me parece que Cate Blanchett é um dos grandes destaques do filme, sendo apontada como favorita absoluta e solitária ao Oscar 2014 de Melhor Atriz.