Cópia Fiel

Copie Conforme – Abbas Kiarostami – 2010 (Cinemas)

Juliette Binoche resplandece em Cópia fiel, novo filme do diretor iraniano Abbas Kiarostami. A película constrói um admirável jogo de verdades e mentiras de um casal, formado por Juliette Binoche e o cantor lírico britânico William Shimell, estreando no cinema.

A verdadeira natureza do relacionamento desses dois é uma das chaves da descoberta da história, cheia de camadas, climas e evocações. Filmado em belíssimos cenários da Toscana, o filme é uma joia intimista, pulsante nos rostos de seus atores e em que o uso do discurso amoroso – oscilando entre o inglês, o francês e o italiano – é movido pelas chamas, ora amortecidas, ora vibrantes, da maturidade.

Sem querer estragar o jogo da narrativa, o relacionamento entre os dois atravessa vários climas, da tentativa de sedução ao compartilhamento de lembranças e sensações. É como se estes dois tivessem vivido algumas vidas diferentes e, em algumas, se encontrado, noutras, se perdido - sem que isso acarrete nada de sobrenatural, apenas experiências diversas ao longo dos anos.

Além da natureza instável do amor, Cópia fiel toca outros temas - o primeiro deles, o que dá nome à obra, em torno da importância da discussão sobre o que é autêntico ou falsificado, e o valor, relativo ou absoluto, das muitas cópias encontradas no mundo da arte.

* Texto copiado conforme Neusa Barbosa, do Cineweb.

Comentários

Anônimo disse…
Tô curiosa para conferir este filme, especialmente a premiada atuação da Binoche, atriz da qual gosto muito!!
Cine Mosaico disse…
Boa dica. Binoche sempre atua de forma brilhante e nesse filme não deve ser diferente.

:: Barbara Bahia ::
Ministério disse…
O Ministério da Saúde fez um site para saber tudo e tirar dúvidas sobre a diabetes e a hipertensão. Acesse e fique por dentro: www.saudenaotempreco.com.br

Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde