Você vai conhecer o Homem de seus Sonhos

You Will Meet a Tall Dark Stranger – Woody Allen – 2010 (Cinemas)

Anthony Hopkins
Josh Brolin
Naomi Watts
Freida Pinto
Antonio Banderas

Dirigidos por
Woody Allen

“A vida é um conto, narrado por um tolo, cheia de som e fúria significando nada”. Shakespeare

Não troco essa fase européia de Woody Allen por nenhum filme anterior. Por menor que seja a película, ainda assim é um filmaço. Pode ser os ares do velho continente, mas pode também ser a maturidade artística.

Você vai conhecer o Homem de seus Sonhos traz a grife Allen renovada desde Matchpoint (2005).

Todos sabem da adoração do cineasta por Doistoievski e, em seu momento atual, ele faz questão de pincelar seus filmes com a obra mais famosa do escritor. Pode ser com traços leves como fez em Vicky Cristina Barcelona (2008), ou com traços pesados em O Sonho de Cassandra (2008), a certeza é que a influência do autor de Crime e Castigo está cada vez mais explícita e decorativa em sua filmografia. E isso está sensacional.

A história gira em torno de uma cartomante charlatã que passa a influenciar a vida de uma senhora (Gemma Jones) que foi dispensada pelo marido (Anthony Hopkins). Genial ver Allen manipulando os acontecimentos de forma a nos provar que as visões da vigarista se realizam graças à fé dos discípulos.

Comentários

Unknown disse…
Eu só acho que a trama envolvendo Josh Brolin, com mais espaço e atenção no desenvolvimento do roteiro, seria capaz de render um filme extraordinário. Mas Allen quer contar todas essas histórias e faz "apenas" um bom filme. E pra mim, já é o suficiente.

Abs!
Museu do Cinema disse…
Mas acho que a intenção dele foi exatamente essa Otávio, não creio que esse filme tenha outras pretenções.
Anônimo disse…
Eu não gostei tanto assim do filme, mas me interessou muito também ver Allen manipulando os acontecimentos de forma a nos provar que as visões da cartomante se realizam porque as pessoas simplesmente acreditam no que ela disse...