A Origem

Inception – Christopher Nolan – 2010 (Cinemas)

“Para baixo é o único jeito de ir para frente.”

Após um começo arrasador com Amnésia (2000), Nolan volta às telonas com seu terceiro filme, antes veio o espetacular e obviamente não lançado no Brasil Following (1998). Posicionando-se entre os realizadores norte-americanos independentes, o cineasta londrino já tinha a idéia do roteiro de Inception antes mesmo de Amnésia, mas o alto orçamento da produção adiou a realização da película. Christopher conseguiu orçamento para Inception quando o astro Leonardo DiCaprio se juntou ao elenco. Um Midas dos blockbusters, DiCaprio participou de 3 das 5 maiores bilheterias da história do cinema, Titanic (1997), O Aviador (2004) e Clube da Luta (1999).

Inception é um filme que te deixa sem respirar durante um pouco mais de 2 horas e meia graças ao talento do editor Lee Smith e ao roteirista e diretor Nolan que soube explorar os pontos centrais da trama e mergulhar o espectador nesse embaralhador de mente sem nos deixar confusos. Inception é também uma homenagem ao cinema, inesperado e surpreso maravilhei-me com as imagens da Pont de Passy, de O Último Tango em Paris (1972) que agora chama-se Pont de Bir-Hakeim, a ponte que corta o rio sena e tem uma cena de destaque na película.

Comentários

Unknown disse…
Tens razão em destacar a montagem de Lee Smith, que une os níveis de sonhos propostos por Nolan - com todos os clímaxes chegando ao mesmo tempo - sem deixar confuso o espectador mais atento. Faz a história acontecer. Pra mim, o melhor trabalho de montagem do ano.

Abs!
Anônimo disse…
A montagem deste filme, realmente, é sensacional. O editor e o diretor montaram um verdadeiro quebra cabeça que fica martelando na nossa cabeça no antes, durante e após assistirmos "A Origem". Este é um grande filme!!
pseudo-autor disse…
E tem gente que não curte o cinema do Nolan... Fantástico! E concordo com o Otávio: o melhor trabalho de montagem do ano.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com
Reinaldo Sergio disse…
DiCaprio em Clube da Luta (1999)?
Rogerio disse…
Cassiano, como assim "terceiro filme"? What about Insonia e Cavaleiro das Trevas?

O Aviador e Clube da Luta entre as 5 maiores bilheterias do cinema??

Nao captei..
Museu do Cinema disse…
Living a dream baby, living a dream.
Christopher Nolan é o maior nome dessa nova geração de diretores e merecidamente. Inception é um ótimo filme!
Caramba, não achei que você fosse curtir. Bom, eu não gostei, como disse lá no blog, mas admiro muito o Nolan por seu trabalho enquanto Homem de Cinema.