Cenas de um Casamento

Scener ur ett Äktenskap – Ingmar Bergman – 1973 (DVD)

CENA 1. INTERNA. RESIDÊNCIA/ENTREVISTA
Após as fotos do casal com as duas filhas, e do casal a sós, começa uma entrevista sobre a relação deles, como vocês se descreveriam, pergunta a repórter. O marido não mede nas palavras, inteligente, jovial, sexy e bem-sucedido, raciocínio de alcance global, educado e sociável, amigo, esportivo, bom pai, bom filho e um amante fantástico. A esposa fica sem graça, diz que está feliz, não é auto-confiante como Johan, o marido, mas tem 10 anos de casada e duas filhas. Ela tem um corpo lindo, diz Johan. Ele tem 42 anos, ela 35, são burgueses, Johan é professor de psicotecnologia, Marianne é advogada.

CENA 2. INTERNA. RESIDÊNCIA DO CASAL. CLOSE NO LUSTRE DE CRISTAIS E ENVOLTO DE CASTIÇAIS.
Johan e Marianne estão na mesa de jantar com outro casal amigo, a conversa é animada e estão na sobremesa do que parece ter sido um bom jantar. Johan lê a matéria da entrevista que foi publicada numa revista. Parecem ser íntimos dos amigos. O casal convidado começa a dar indiretas um ao outro, ao que parece uma brincadeira, mas há algo de errado na relação deles, deixando os anfitriões numa saia justa. Vamos tomar um café na sala de estar, interrompe Johan. Porém a situação continua a mesma, o divórcio parece inevitável, e o agradável jantar se torna um pesadelo quando a convidada joga bebida no rosto do marido após agressões verbais.

Originalmente produzido como uma série de TV de 6 episódios: Inocência e Pânico; A Arte de encobrir; Paula; Vale das Lágrimas; Analfabetismo, e No meio da noite numa casa escura em algum lugar do mundo, foi um enorme sucesso na Suécia. E segundo Ingmar Bergman aumentou substancialmente a taxa de divorcio no país e dobrou a procura de casais por conselheiros matrimoniais. Analfabetismo, para o cineasta significa que nunca fomos ensinados a amar, por isso somos analfabetos emocionais.

Liv Ullmann, no auge da beleza loira e alva, se recusou a aceitar a oferta de Bergman de ter participação no lucro do filme, quis um salário ao contrário do resto do elenco. O estrondoso sucesso da película fez Ullmann reconhecer depois que esse é um dos fatos que mais se arrepende na vida.

Cenas de um Casamento possui a atmosfera de uma peça teatral com tomadas longas, muitos closes e cores que demonstram sentimentos. Os atores ajudaram na criação das personagens e no desenvolvimento deles, muito das cenas longas era feita no intuito de propor ao ator ir mais fundo na psicologia da personagem. Liv Ullmann, sensacional, interpreta a retraída Marianne e Erland Josephson, muito bom, no papel do boçal Johan.

Comentários

Unknown disse…
Filmão! Bergman pra Sala VIP?
Museu do Cinema disse…
Sem duvida é um nome para figurar lá, mas ainda não por enquanto Otávio.