Comentários Oscar 2010

Venceu a melhor. Obviamente que não, até porque isso não é o Oscar, a melhor festa do cinema mundial.

O que me incomoda no prêmio é esse tom que alguns críticos querem dar. Venceu, é o melhor filme do ano. Me incomoda também o esquecimento de quem foi o melhor.

O Oscar criou uma identificação, um selo, uma marca. Quando pegamos um filme que vem com a famosa escrita “vencedor do Oscar de Melhor Filme”, já sabemos o que esperar dele. Será um Shakespeare Apaixonado (1998), será um Senhor dos Anéis (2003), será um Crash (2006). Será um Guerra ao Terror. Porém não será um Sangue Negro (2007), não será um Laranja Mecânica (1971), e não será um Bastardos Inglórios (2009).

Invariavelmente o prêmio não é concedido ao melhor filme do ano, ele é dado por reparação, ou vocês acham Os Infiltrados (2006) o melhor do Scorsese? Ele é dado para tentar conquistar adolescentes, O Senhor dos Anéis (2003), ou ele é dado para uma mulher, que em 82 anos de festa nunca receberam nada.

Ao contrário da festa do ano passado, não gostei desse ano, me deu sono, só acordei quando deram o melhor filme estrangeiro ao argentino. Os apresentadores foram ótimos, mas faltou dinâmica a festa. Gostei da homenagem a John Hugues, e foi imperdoável o esquecimento de Farraw Fawcet no in memoriam.

Comentários

Anônimo disse…
Em comparação à festa do ano passado, a cerimônia desse ano foi chata, monótona... Um retrocesso! Em relação aos vencedores, não questiono nada, exceto Sandra Bullock em Atriz e "Guerra ao Terror" em Roteiro Original.

E você foi muito feliz no seu terceiro parágrafo. Os grandes filmes, de alguma maneira, se perpetuam muito mais que alguns vencedores do Oscar.
Anônimo disse…
Lembraram do Michael q nem ator era, e esqqueceram a Farraw!!!
Rogerio disse…
é, mas nao adianta a gente espernear, que o negocio vai ser sempre assim.

Cá entre nós, os filmes estrangeiros estao seguindo a mesma linha, vide 2009( Valsa era melhor) e agora. Ou será que o filme argentino é tao melhor que A FITA BRANCA?
O Oscar é uma babaquice; é uma premiação que glorifica o mainstream, o adocicado, o cinema feel good, a arte apelativamente fácil.
Esqueci de colocar no comentário anterior: parabéns pelo teu excelente texto. Ele diz muito sobre o que sinto pelo Oscar. Abraço!
Unknown disse…
Olá!

Gostaria de um e-mail para que possamos entrar em contato direto. Por favor, envie para quincasofilme@gmail.com

Aguardo resposta e agradeço pela atenção.
Marcos disse…
Olá!

Sou leitor do Museu do Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Museu do Cinema.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Museu do Cinema, na seção "LINKS".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
Museu do Cinema disse…
Valeu pessoal!

Rogério, se for melhor, é o melhor filme da humanidade.

Marcos, estou com tempo bastante limitado ultimamente, mas obrigado pelo convite.
Alex Gonçalves disse…
Essa imagem do post é meio sugestiva, rs.