04 março 2010

8½ – Federico Fellini – 1963 (DVD)

Diz à lenda que, quando Diomedes (o cantor) morreu, todos pássaros se reuniram e cantaram um coro fúnebre que o acompanhou até a sepultura.

ASA NISI MASA

Desafio alguém a achar uma crítica negativa do filme por ai. é unanimidade, é idolatrado por muitos críticos e amado por uma geração cinéfila, mas o filme não é isso tudo. É bom, obviamente, mas ta longe de ser unânime, e muito distante de ser a melhor obra do cineasta.

EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS
Fora da Igreja não Há Salvação

Nasceu de uma crise criativa e poderia dizer até existencial de Fellini. Foi homenageado por diversos cineastas. Virou um musical da Broadway que o elevou a um altar onde não era para estar. É sim um exemplo de fotografia, de Gianni Di Venanzo, e trilha sonora, Nino Rota. Porém é arrastado e se apóia mais na forma do que no conteúdo, mesmo assim é um Fellini e está repleto de referencial para cinéfilos, como por exemplo o andar de Guido no hotel, virando o pé direito enquanto caminha, ou seu óculos que virou moda instantaneamente.EXTRA ECCLESIAM NEMO SALVATUR
Fora da Igreja ninguém se salva

O filme é uma biografia de um dos mais importantes cineastas da humanidade. Está tudo lá, sua infância dolorosa, a igreja julgadora e repressora, e as mulheres-atrizes-amantes de sua vida, especialmente a esposa Giulietta Masina, interpretada pela francesa Anouk Aimée.

SALUS EXTRA ECCLESIAM NOM EST
Não há salvação fora da Igreja

O título se refere ao número de produções realizadas até então por Federico Fellini. Sete filmes entre longas-metragens e curtas, e um dirigido pela metade com Alberto Lattuada, o meio.

A felicidade consiste em poder dizer a verdade sem nunca fazer ninguém sofrer.

5 comentários:

Otavio disse...

Aaaaahh, mas agora sim! Parabéns! É uma obra-prima. Uma das maiores do cinema!

Abs!

Raphael Café disse...

Um dos melhores filmes que já vi! Grande lembrança!

Parabéns pelo blog Cassiano.

O site onde colaboro, cinedica, vai fazer um chat ao vivo a partir das 21 hrs no dia do oscar(domingo agora). Você está convidado. Se der, vê se aparece lá para debater a cerimônia com a gente.

Grande abraço, Raphael

caiolefou disse...

8½ tá longe de ser unânime? É Fellini que tá longe de ser unânime, hehe. Mas é um dos meus preferidos de sempre isso aí.

cinefilapornatureza disse...

Como o Otavio disse, esse filme aí é uma das obras-primas do cinema.

Cristiano Contreiras disse...

Esre filme me define!