Os Falsários

Die Fälscher – Stafan Ruzowitzky – 2007 (DVD)

O grande mote de Os Falsários não está em seu protagonista, o judeu especialista em falsificações Salomon Sorowitsch (Karl Markovics). Para ele a proposta dos nazistas para criar notas falsas do dinheiro inglês e depois norte-americano é uma mera utilização de seus conhecidos serviços, mas para os outros judeus não, aquele trabalho que salva suas vidas é na verdade outro tipo de morte, a morte da ética e da honra principalmente. Foi um estupro moral consentido e negociado.

Enveredando mais para o caminho do “na guerra pode-se tudo”, o diretor não evidencia o drama moral, e nos manipula para relevar o terrível pacto.

Os prisioneiros recebem melhores tratamentos, são agraciados com mesa de ping-pong, roupas dos outros judeus mortos, médico, camas limpas e material de higiene, enquanto que no muro vizinho ouve-se seus conterrâneos sofrerem maus tratos, violência e serem assassinados.

Baseado no livro de Adolf Burger, uma das personagens do filme com um pouco mais de dignidade do que os outros, Os Falsários relata a famosa operação Bernhard, quando os nazistas, no fim da guerra, resolvem utilizar alguns prisioneiros judeus com experiência em gráfica, em especial o famoso falsificador Salomon, para financiar os alemães e também desestabilizar a moeda inglesa, criando notas falsas de libras esterlinas e mais tarde dólares.

Comentários

Anônimo disse…
Seu texto poderia ter sido escrito por mim. Só queria ter tido a sua coragem! :-)

Parabéns!
Anônimo disse…
O filme é enfadonho e bagunçado.
Ramon disse…
Amei esse filme!
Tanto que esperava mais emoção da sua resenha. Geralmente quando você adora alguma obra sempre cita algo ou descreve alguma cena.
Não gostasse tanto desse filme, não é?

Abs!
Wally disse…
Não gostei do filme ter levado o Oscar. Acho que ele tem problemas, sim. Mas a partir do debate moral, com o ótimo personagem de Burger, o filme alça vôo.
Anônimo disse…
Opa! Obrigado pela dica. Vou assistir.
Não conheço o filme, mas procurarei assistir-lhe para poder dar uma opinião sobre ele.

Deixei para ti um selo. Para pegá-lo, passe no meu blog. Abraço e parabéns!