Clube dos Cinco

“...E as crianças que você despreza enquanto tentam mudar o mundo são imunes aos seus comentários. Elas sabem bem o que está acontecendo com elas...” David Bowie.

The Breaksfast Club – John Hugues – 1985 (DVD)

Sábado, 24 de março de 1984.

Escola de segundo grau Shermer. Shermer, Illinois. 18:02 da tarde.

Prezado Sr. Vermon,

Aceitamos ter que passar o sábado de castigo pelo o que fizemos de errado. O que fizemos foi errado. Mas é loucura nos forçar a escrever uma redação sobre nós mesmos. Você não liga de qualquer maneira. Você nos ver como quer, de uma maneira simplista e que mais lhe convém. Você nos vê como o gênio, o atleta, a louca, a princesa e o marginal. Certo? É isso que achávamos de cada um de nós quando nos encontramos. Sofremos uma lavagem cerebral.
● As razões das detenções dos cinco no sábado foram: Bender: puxou o alarme de incêndio. Brian: Um sinalizador disparou em seu armário. Andy: Colocou a foto de um cara com a bunda junta no vestiário. Claire: filou aula pra ir ao shopping. Allison: não fez nada, ela não tinha nada melhor pra fazer num sábado.
● O cineasta John Hugues aparece como o pai de Andy no final do filme, dirigindo o carro.
● A citação de David Bowie que ilustra o post, e foi reproduzido também no filme, é parte da música Changes, do albúm Hunky Dory.

Comentários

Nossa, fico grato pela lembrança e citação deste filme que marcou uma boa fase de minha vida...bons tempos que parava pra vê-lo, sessão da tarde, quando era criança.

Abraço
Anônimo disse…
Quando eu era viciado em Sessão da Tarde esse filme nunca foi exibido -´ou não conseguia pegar nenhuma reprise, talvez. Dá que até hoje não assisti. Corrigirei este erro enorme o mais breve possível. E foi você mesmo que fez a reprodução dessa redação publicada aqui? Legal!
Anônimo disse…
Este filme é um verdadeiro CLÁSSICO! Basta dizer isso sobre "Clube dos Cinco". Parabéns pela releitura das obras do John Hughes, Cassiano!!!
Ramon disse…
O Clube dos Cinco é antológico. O tipo de filme molda uma sociedade.

Grande Hughes!
Anônimo disse…
David Bowie é brilhante, e Clube dos Cinco é talvez o melhor dos filmes sobre a adolescência.