Angel

Angel – François Ozón – 2007 (DVD)

Quem conhece um pouco da filmografia do cineasta François Ozón sabe que se trata de um cinéfilo. Em suas obras estão homenagens ao cinema musical hollywoodiano, 8 Mulheres (2002), e aos dramas psicológicos franceses, com Sob a Areia (2000). Porém enganam-se quem pensa que seu fascínio o cega. Ozón consegue enxergar onde está a beleza e onde está o defeito, um autor humanista.

Angel é uma ode ao cinema de época inglês que invadiu Hollywood na década de 90. Num primeiro momento funciona como crítica, o diretor usa sua personagem principal para satirizar o gênero – onde as heroínas são todas boazinhas. Angel Deverell (Romola Garai) quebra o protocolo mostrando-se uma mimada e intragável inglesinha do início do século XX. A partir de sua ascensão, Angel se torna uma romancista de sucesso, vamos percebendo qualidades em sua personalidade, e certa ingenuidade.

A película se assemelha bastante em sua narrativa a Barry Lyndon (1975) de Stanley Kubrick, principalmente na questão das personagens principais. São duas obras obscuras do gênero, mas que estão no topo da lista dos melhores.

É o primeiro filme falado em inglês do cineasta francês. Foi baseado no livro homônimo da escritora inglesa Elizabeth Taylor – homônima da famosa atriz norte-americana – um romance satírico que fez muito sucesso no país britânico.

Além do belo roteiro do próprio Ozón, o filme conta com uma rica direção de fotografia de Denis Lenoir carregada de cores fortes em fundos claros. Algumas imagens são sobrepostas numa clara homenagem aos filmes estadunidenses na época de ouro de sua indústria cinematográfica. Podemos vê-la nas viagens pelo mundo do casal e nas andanças de carruagem.

O elenco ainda é recheado de nomes de qualidade, Sam Neill faz o editor de Angel, Charlotte Rampling a esposa do editor, e Michael Fassbender, que estará em Inglourious Basterds, como marido da escritora.

Comentários

Anônimo disse…
Um dos filmes do François Ozon que tenho vontade de conferir, mas ainda não encontrei por aqui...
Otavio Almeida disse…
BARRY LYNDON??? Bom, olha o que você fez, hein! Vou atrás desse DVD agora!!!!

Abs! Bom feriado!
Kamila disse…
Poxa, Cassiano, você se esqueceu de citar a Romola Garai, que está EXCELENTE no papel título. Eu adorei "Angel". Achei uma obra nostálgica, muito bem feita, um filme bem diferente do François Ozon.
Museu do Cinema disse…
Kamila, como não citei, foi a única que o fiz no texto.

Otávio, medo, mas depois manda a conta!
Dewonny disse…
Taí um filme que quero muito ver!
Vou me ligar nos horários do telecine na qual o filme está sendo exibido nesse mês!
Vlw..Diego!