11 março 2009

Os Profissionais do Crime

Le Deuxième Souffle – Alain Corneau – 2007 (DVD)

Em cima de um muro, um homem assustado aguarda que o outro se jogue em sua direção, porém sua força é maior e ultrapassa o homem caindo de uma enorme altura e morrendo. O próximo a tentar é nosso protagonista, Gu, reticente, mas sem escapatória, ele se joga do telhado para o muro tentando se equilibrar.

Em nenhum momento é dito que se trata de uma fuga da prisão, mas em pouco mais de alguns minutos ficamos sabendo. Não menosprezar a inteligência do espectador é artigo cada vez mais raro, mas que ainda existe.

Volto aqui à polêmica sobre film noir, se é um gênero, ou se foi um movimento. Le Deuxième Souffle o trata como gênero, a partir da refilmagem do original do mestre francês do noir, Jean-Pierre Melville. Porém, o trata também como movimento, repetindo as cores da direção de fotografia, preferindo as cenas noturnas, e colocando uma Monica Bellucci loira de femme fatale. Enfim, essa é uma discussão de vários pontos de vista, sem que nenhum esteja totalmente correto, ou totalmente equivocado.

A trama gira em torno do gângster Gu (Daniel Auteuil) que foge da cadeia na mesma noite em que o chefe de sua namorada, Manouche (Monica), é assassinado no restaurante que gerencia. Bellucci encarnando uma loira é imperdível, sem falar na trama que lembra muito os antigos noir das décadas de 50 e 60.

5 comentários:

Kamila disse...

Vi a foto, li seu texto, mas não consigo imaginar a Monica Bellucci loira... :-)

Acho que ela fica bem melhor morena mesmo...

Marcus Vinícius disse...

DANE-SE O MUNDO, DANE-SE OS MACACOS, DANE-SE O ROTH...

ISSO É LIBERTADORES, PORRA!!!!

RUMO AO TRI, CACETE!!

Kau Oliveira disse...

Cassiano, eu gosto muito da premissa. E é sempre bom assistir algo que tem o excelente Daniel Auteuil.

Abs!

Museu do Cinema disse...

Kamila, me desculpe, mas a Monica fica bem de qualquer jeito, mas tb prefiro ela ao natural.

Marcus, libertadores é a nossa cara!

Kau, confira então, vale a pena!

Donte disse...

I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don't know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.


Joannah

http://transcendmemory.net