O Lutador

The Wrestler – Darren Aronofsky – 2008 (Cinemas)

Você poderá notar, a partir do primeiro frame após os créditos iniciais, que uma personagem fica fora de foco e cortada na tela, enquanto que Mickey Rourke é focalizado e centralizado com cuidado. É a deixa de Aronofsky para entregar seu filme ao extraordinário ator. O Lutador é Mickey Rourke!

A saga de Randy ‘The Ram’ Robinson é contada em 1h e 55m, e para isso o cineasta não perde tempo, durante os créditos já ficamos sabendo da decadência da luta-livre, e quando voltamos ao presente (20 anos depois) já se vê Randy (sobre) vivendo de espetáculos da luta em locais para poucos fãs.

Imagino o que se dizia em 80 a época do lançamento de Touro Indomável (1980). Não tenho dúvidas que O Lutador entrará para o hall das obras-primas, assim como não tinha dúvidas que Mickey Rourke é um dos maiores atores do cinema. O filme é tão Rourke que já ouço suas palavras de agradecimento na festa do Oscar, são as últimas linhas de sua fala em O Lutador.

Comentários

Anônimo disse…
Poxa, Cassiano. Mesmo não entregando muitos detalhes sobre o filme, você me deixou com uma vontade danada de assistir a "O Lutador".

Só acho que Sean Penn deve prevalecer no Oscar!

Bom final de semana!
Anônimo disse…
Como eu disse lá no Cinema em Cena, é o primeiro grande filme do ano. Darren Aronofsy alcançou um resultado invejável com "O Lutador".
Museu do Cinema disse…
Kamila, eu vi as duas perfomances. E sou fã dos dois atores, e posso lhe assegurar que a interpretação de Rourke é perfeita, ao contrário da de Penn, que é perfeita, mas é calcada numa personagem já voltada para isso, Rourke tira leite de pedra!

Vinicius, vc sabe que Benjamim Button é uma obra-prima!
Jeniss Walker disse…
minha torcida fica p/ o grandioso Mickey Rourke e sua imponente performance de derrotado (ou vitorioso?!).
Anônimo disse…
Cassiano, eu ainda não vi as duas performances. Por isso, meu comentário foi mais baseado nos rumores, no buzz. Mas, acho que o Oscar de Melhor Ator está disputadíssimo e deve ser decidido nos últimos votos.
Museu do Cinema disse…
Kamila, vc sabe que não acompanho o "buzz", na verdade nem sei o que é isso, espero que seja "burburinho", mas se for disputado, será um absurdo, a atuação do Rourke é perfeita, sem retoques, não tem como não não votar nele, quem fizer isso fará por questões pessoais.
Sergio Deda disse…
Adorei muito o filme, foi injustiçado no Oscar e é um dos melhores trabalhos da temporada. Mas... que ele vá entrar num patamar como o da obra-prima clássica de Scorsese acho um certo exagero, pelo menos para mim.

Abraços!
Eu não vi o filme ainda, Cassiano, mas se o Rourke não ganhar o Oscar aí fica feio.
Rogerio disse…
Cassiano, filmasso espetacular.
è Rourke na cabeça dia 22!!
Museu do Cinema disse…
Sérgio, até entendo seu ponto de vista em renegar isso!
Ramon disse…
É, Rourke ganhar esta estatueta será uma típica história hollywoodiana.

Abs!