O Leitor

The Reader – Stephen Daldry – 2008 (Cinemas)

A nudez de Kate Winslet em O Leitor impressiona. Não pelo lado erótico, e também não pela polêmica dela estar ao lado de um adolescente, mas sim pela entrega de corpo e alma dessa excelente atriz a personagem Hanna Schmitz. E essa entrega é que faz do filme um dos belos trabalhos do ano.

Baseado na morna publicação do alemão Bernhard Schlink, e transportado para uma época em que os alemães falavam inglês, o cineasta Stephen Daldry, cujo currículo só traz filmes medianos; Billy Elliot (2000) e As Horas (2002), e é um queridinho da academia, filma com vigor, mas a história em alguns momentos não ajuda.

O adolescente Michael Berg (David Kross) passa mal na rua e é ajudado por Hanna Schmitz, ao voltar para agradecer os dois começam um romance regado a sexo e leituras de clássicos literários trazidos e lidos por Michael. Hanna, apesar de gostar do garoto, é sempre fria e fechada, mas as leituras de Michael parecem lhe trazer a vida, assim como as relações sexuais, já o adolescente se apaixona perdidamente por aquela mulher que lhe ensina o sexo. A segunda parte da película traz o adulto Michael, interpretado por Ralph Fiennes, que encarna um homem amargurado e silencioso.

O Leitor é burocrático em sua adaptação, enquanto seu concorrente ao Oscar, o agora clássico, O Curioso Caso de Benjamim Button (2008) traz uma robustez em relação ao conto que lhe serviu de molde, o roteirista David Hare, do bom Perdas e Danos (1992) resolveu ficar enquadrado dentro dos limites do autor do livro. Por isso o filme peca pela adaptação ipsis literis do romance.

Comentários

Romeika disse…
Cassiano, eu gosto do diretor (vide "As Horas" e "Billy Elliot", filmes longe de serem medianos na minha humilde opiniao). Infelizmente a estreia do filme aqui esta prevista pra abril (!), mas quem sabe tenha uma pre-estreia. Adorei o q vc disse sobre a Kate Winslet, achei engracado, pois eu sempre defini todas suas atuacoes - com ou sem nudez da mesma maneira: entrega total, de corpo e alma:)
Ramon disse…
Cassiano... é um filme só interessante, mas muito bem dirigido.
Não sei se o roteiro é tão ruim.
Eu gostei da ideia. A primeira parte do filme é de suma importância para a segunda. O problema é que muitos acham que a história deveria se concentrar só na primeira, no que diz respeito ao caso dos dois.

Abs!
Unknown disse…
Oi, Cassiano! Minha primeira visita qui...
Sobre "O Leitor" você usou um termo muito bom para resumir a adaptação: burocrática demais. Isto deixou o filme muito aborrecido em algumas partes. Mas não deixa de ser contemplativo (especialmente pelas atuações).
Nota: 7,5
E não acho "Benjamin Button" clássico de jeito nenhum.
http://agrandearte.wordpress.com
Museu do Cinema disse…
Romeika, eu gosto de Billy Elliot e As Horas, mas são medianos, não são aqueles filmes que ficam em nossa lembrança permanentemente. Talvez esse seja mais assim, pessoal. Gosto da Winslet, acho até que ela tem um sex appeal, além claro de ser extraordinária atriz, mas em APenas um Sonho ela não está em toda sua plenitude, aqui sim!

Ramon, o roteiro não é ruim, é péssimo, mas o livro ajuda, o problema foi o roteirista seguir o caminho mais fácil.

Oi Weiner, seja bem vindo, vão-se uns, vem-se outros, tb gostei do burocrática que usei, é bem por ai. Não consigo dar notas aos filmes, talvez trauma de colégio.

Benjamim é clássico sim, obra-prima do cinema, pq não gostou?
Anônimo disse…
Gostei do filme, mas está longe de ser um dos melhores do ano. Vale mais por sua belíssima primeira parte e o elenco (todos em grande momento).
Anônimo disse…
Vou assistir a este filme amanhã e tenho boas expectativas em relação ao longa, mesmo com as muitas ressalvas que tenho lido, especialmente em relação ao roteiro de David Hare. Mas, estou curiosa para ver o novo trabalho de Stephen Daldry e a atuação da Kate Winslet. Dá para se notar, até pelo carinho com que ela fala do filme, que ela se entregou mesmo a esta personagem.

Bom final de semana!
Kau Oliveira disse…
Cassiano, vc sabe que achei o filme absurdamente frio e insensível em sua adaptação. Vejo problemas na direção de Daldry, além de tudo.

Mas, mesmo coadjuvante, Kate é GENIAL!!!!!!

Abs!
Anônimo disse…
Cassiano, tem selo para você no Cinéfila por Natureza.
pseudo-autor disse…
Cassiano, você despertou ainda mais - com seu texto - a minha curiosidade em ver o filme (estou mais na expectativa por ver esse do que Foi apenas um sonho). Quanto a Kate Winslet ótima? Ela sempre está acima da média...
Sergio Deda disse…
Adorei o filme, me surpreendi inclusive pela sua qualidade.

Abraços!
Museu do Cinema disse…
Kau, a direção é ótima, o problema é o roteiro e o livro!