Um Filme Falado

Um Filme Falado – Manoel de Oliveira – 2003 (DVD)

EM JULHO DE 2001 UMA MENINA ACOMPANHADA DE SUA MÃE, DISTINTA PROFESSORA DE HISTÓRIA, ATRAVESSA MILÊNIOS DE CIVILIZAÇÃO AO ENCONTRO DO PAI.

O centenário cineasta, ainda em atividade, Manoel de Oliveira, é um filme em si. Segundo o diretor português o titulo do filme “é Um Filme Falado por ser falado em várias línguas. Porque cada uma dessas línguas representa uma contribuição dada para a evolução da civilização ocidental”.

Uma aula de história in loco, assim podemos definir Um Filme Falado. Que narra a viagem de Rosa Maria (a bela atriz portuguesa Leonor Silveira) com sua filha Maria Joana (Filipa de Almeida) no navio de cruzeiros comandado por John (o sempre excelente John Malkovich), para o encontro com seu marido, aviador civil, em Bombaim, para saírem de férias.

Convidadas do comandante para jantar, três famosas mulheres, uma executiva francesa, Delfina (Catherine Deneuve), uma atriz italiana, Francesca (Stefania Sandrelli) e uma cantora grega Helena (Irene Papas), protagonizam um dos momentos mais interessantes da película, quando discutem política, arte e idiomas, e Helena fala para Francesca e Delfina: “40% dos seus idiomas tem uma raiz grega. Quilometro, Telefono (Italiano). Utopia, Filosofia (Francesas)”.

O filme deveria ser obra obrigatória aos professores de história, e as agências de turismo. Ficará difícil não incluir na sua lista de viagens, esse cruzeiro europeu pelas fantásticas e históricas Marselha, Nápoles, Cairo e Istambul.

O cinema de Manoel de Oliveira tem a sua idade. Possui a calma e eficiência dos mais experientes, e a vitalidade e a eloqüência dos mais jovens. É incrível como se mantêm firme nas suas atividades, mesmo com a elevada idade. Só mesmo o amor ao cinema pode explicar essa história. Cent’Anni Manoel!

Comentários

Anônimo disse…
Sei que devo ser massacrado por essa opinião, mas "Um Filme Falado" é provavelmente o filme mais chato que já vi, aliás não suporto o cinema do Manoel de Oliveira - algo muito particular mesmo. Mas o elenco compensa...
Anônimo disse…
Terei que concordar com o Vinícius. "Um filme falado" é entediante, ruim, chato, e um dos piores que já assisti. Ele quer ser uma aula de história - consegue -, quer discutir política e idiomas - consegue -, mas há maneiras de fazer isso de modo natural, sem forçar situações e inserir personagens só para este fim.
Um desastre. O final ao menos é divertido - o que é aquela cara do John Malkovich encerrando o filme?! Confesso que dei uma boa risada.

[]s!
AnaLu disse…
Manoel de Oliveira é um cineasta altamente respeitado em Portugal e um pouco por todo o mundo. O seu cinema, em Portugal, é muito elogiado pelos críticos ou pelos "entendidos" em cinema mas não colhe o mesmo entusiasmo da generalidade do público, que o considera muito muito aborrecido, apesar da admiração que tem pela sua carreira e pela sua idade. Ele é, sem dúvida, um monumento do cinema português mas são muito poucos aqueles que são capazes de ver os seus filmes até ao fim. Às vezes nem até meio.
Museu do Cinema disse…
Bom, eu sou a pessoa mais acertada para falar sobre isso, odeio filme monotono, chato e repetitivo, assim como odeio filmes clichês, posso afirmar que esse filme do Manoel de nada tem de chato ou parado. Pelo contrário, pelo tempo e pelas discussões, ele é riquissimo. Além claro da história principal do roteiro.

Porém sou todo ouvidos(leitura aqui no caso) para ler argumentos que indiquem o contrário.

As vezes a repetição gera conceitos equivocados.
Anônimo disse…
Cassiano, eu nunca assisti a um filme do Manoel de Oliveira!!!!!
Alex Gonçalves disse…
Eu também não vi este filme e muito menos algum orquestrado por Manuel de Oliveiro. Acredito que este "Um Filme Falado" é o único que tem nas locadoras onde sou cadastrado. Mas sempre passo batido por ele quando pego meu pacote de filmes. E eu gosto, de vez em quando, de um longa que se desenvolve através de um bom bate-papo.
Museu do Cinema disse…
Kamila e Alex, comecem por esse, é uma boa opção!