O Apartamento

L´Appartement – Gilles Mimouni – 2006 (DVD)

Finalmente saiu em DVD o filme original francês que serviu de espelho para a refilmagem do norte-americano Paixão à Flor da Pele (2004). Trata-se de O Apartamento com o casal Vincent Cassel e a musa deste blog Monica Bellucci.

Obviamente que o original europeu tem um final muito mais original que a refilmagem hollywoodiana, sem falar no ambiente noir e nas homenagens a Hitchcock, Vertigo (1958) e Pacto Sinistro (1951) e Dublê de Corpo (1984).Max (Vincent Cassel) é um executivo prestes a viajar para Tóquio a negócios. Numa reunião em um restaurante ele acha que ouve e vê uma antiga paixão, Lisa (Monica Bellucci). Ela está nervosa e deixa para trás a chave de seu apartamento. Max decide postergar a viagem e ir atrás de sua paixão. No apartamento de Lisa, Max encontra um recorte de jornal rasgado sobre a morte de uma senhora.

Usando de flashbacks e interpretações dúbias para aumentar o clima de suspense, Gilles concentra a trama em Max, usando-o como uma espécie de Jefferies – personagem voyeur de James Stewart em Janela Indiscreta (1954) – para seguir com o brilhante roteiro de sua autoria. Thierry Arbogast, responsável pela fotografia de Femme Fatale (2002) dá o toque de film noir a película.

Comentários

Kau Oliveira disse…
Cassiano, acreditas que não vi nem a refilmagem? Pecado, eu sei...

E, por um momento, confundi o seu texto, já que estava pensando em Amor À Flor da Pelo do Wong Kar-Wai. Hahahahaha!

Abraços!
Anônimo disse…
Eu não gostei da refilmagem hollywoodiana e vou conferir o original francês. Espero que seja bem melhor, claro! :-)
Anônimo disse…
Acabou o Memorabilia?
Hugo Leonardo disse…
Não vi esse, mas me pareceu bacana ...
Museu do Cinema disse…
Samuel, estou revendo o memorabilia! Ficou muito fácil, ou muito dificil, preciso encontrar um meio-termo.