Fernando Brasileiro Meirelles

É por essas e outras que ele faz parte da nossa SALA VIP.

Por Claudio Leal

O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Ensaio sobre a cegueira, realizou uma premiação particular e inabitual ao juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa.

Vencedor do prêmio "Paulistanos do Ano 2008", da Veja São Paulo, Meirelles repassou o troféu ao magistrado por achar que havia um paulistano que merecia a homenagem mais do que ele. A notícia foi antecipada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta quinta, 18. Em cima da placa, Meirelles colou um papel: "Fausto De Sanctis/ O Homem!".

Em novembro, De Sanctis recusou a promoção à vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Permaneceu no caso Dantas e condenou o banqueiro por tentativa de suborno ao delegado Vitor Hugo Alves, da Polícia Federal.

O cineasta foi procurado por Terra Magazine, mas se encontra em Dubai, onde divulga Ensaio. Na carta a De Sanctis, ele diz se orgulhar da "capacidade de resistir às pressões" do presenteado.
Veja a carta de Fernando Meirelles ao juiz do caso Satiagraha:

Comentários

Kau Oliveira disse…
Não sei o que falar desta atitude de Meirelles. Até parece mentira...
Museu do Cinema disse…
Não Kau, é verdade sim e mostra a diferença não só de cineastas para Walter Salles.
Anônimo disse…
Estou surpreendida com a atitude do Meirelles!!
Anônimo disse…
Ainda não sabia disso e fiquei bem surpreso!
Sergio Deda disse…
Muito bom saber dessa atitude do Meirelles...
Que massa. Pena que 10 anos é pouco para esse tipo de calhorda. Usando uma expressão típica de futebol, Meirelles maior-de-Brasil.

E finalmente temos um atacante, mais uma temporada com um pseudo-ataque seria de matar.

Abrasss!!
Museu do Cinema disse…
Pois é Marcus, o problema é que será que ele cumpre 10? O bom disso tudo é que agora sabemos quem são os mocinhos e os bandidos desse país.

Agora é mais um atacante de nome e a América será nossa como sempre. Imagina o estrago na libertadores, se com duas nulidades formos vice (sob suspeita) do brasileirão.