Crônica de uma Fuga

Crónica de una Fuga – Adrián Caetano – 2006 (DVD)

Baseado no livro de Claudio Tamburrini, Pase Libre - La Fuga de la Mansión Seré, Crônica de uma Fuga retrata os anos da ditadura militar argentina (1976-1983), através da história do próprio autor, interpretado pelo bom ator Rodrigo De la Serna, que fez o melhor amigo de Che Guevara no irregular Diários de Motocicleta (2004). Tamburrini é o goleiro de um time da segunda divisão Argentina, que tem as cores do Grêmio, uma homenagem ao imortal. Denunciado ele acaba sendo seqüestrado dentro de sua casa, na presença da família, e levado a Mansión Seré, ou Casa do Terror – centro de detenção clandestino instalado num casarão da Força Aérea Argentina, na periferia de Buenos Aires.

Depois de meses sofrendo torturas de todos os tipos, Cláudio e mais outros três jovens escaparam em 1978. O diretor uruguaio Adrián Caetano volta ao tema que já explorou no filme Um Oso Rojo (2002) e na série de TV Tumberos (2002), a qualidade do filme fica por conta da segurança do cineasta em segurar a trama, mesmo se conhecendo seu final. Além, claro, de divulgar um fato que abalou e abala qualquer sociedade que já passou por isso, como nós brasileiros.

É necessário extirpar de vez qualquer tipo de censura ou falta de liberdade para os cidadãos, por isso filmes como Crônica de uma Fuga são sempre bem vindos. Pensar no sofrimento e nas seqüelas de quem passou pelo crime hediondo de seqüestro é quase impossível. E pensar que vivemos isso é ainda mais assustador.
A película estreou em abril de 2006 na Argentina, um mês depois de se completarem três décadas da instalação do regime militar no país.

Comentários

Anônimo disse…
O Rodrigo de la Serna é um ótimo ator. Pena que não consegui ver nada dele após "Os Diários de Motocicleta". Parece que este "Crônica de uma Fuga" é uma ótima oportunidade para ver o ator de novo em ação. Adorei o que você escreveu no penúltimo parágrafo do seu texto.
Museu do Cinema disse…
Ele tá muito bom em Crônica, Kamila.
Anônimo disse…
Cassiano, ainda nesse tema de ditadura militar, vc já assistiu o
ótimo filme argentino A História Oficial? Até hoje é o único sul-americano a ganhar Oscar de melhor filme estrangeiro. Abs.
Museu do Cinema disse…
Bela lembrança Denis, Crônica é mais documental que A História Oficial.
Anônimo disse…
Fiquei curioso por ver o Rodrigo De la Serna em outro trabalho...