Vida de Solteiro

Singles – Cameron Crowe – 1992 (DVD)

Você pensa no trânsito em algum momento? Porque eu penso. Constantemente. O trânsito é causado pelos carros com uma única pessoa. 900 mil pessoas solteiras entram em seus carros toda manhã. Elas dirigem para o trabalho e ainda se perguntam: Por que há congestionamento?

Linda (Kyra Sedgwick) é uma mulher que sofre desilusões amorosas desde o colegial. Já na expectativa de viver como solteira ela conhece Steve (Campbell Scott), um engenheiro fascinado por trens e com uma idéia fixa de criar um supertrem na cidade de Seattle. Ele também carrega o estigma de solteiro, mais devido a sua indefinição, do que da falta de opções. Completam o time, no condomínio para solteiros em que Steve mora, seus vizinhos, Janet (Bridget Fonda), uma garçonete apaixonada pelo outro vizinho roqueiro Cliff (Matt Dillon), que vive pensando ser um astro, mas trabalha como entregador de flores, e Debbie (Sheila Kelley) uma devoradora de homens que encontrou no vídeo uma nova possibilidade de conhecer sua cara metade.

Recheado de participações especiais (olha ai pessoal do Cinema em Casa) o filme explora os obstáculos dos jovens em se comprometer, uma experiência dificultada pelos joguinhos entre os sexos opostos.

Inspirado na vida - logo após sua morta por overdose em 1990 - do vocalista Andrew Wood da banda Malfunkshun, a película explora a famosa era do grunge na cidade de Seattle, que fez famosas bandas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam.
Apesar de ser inferior na filmografia de Cameron Crowe, Vida de Solteiro se sobressai da maioria dos filmes por causa dos diálogos afinados e reais, fazendo o espectador se identificar com algum personagem. É uma película produzida por Hollywood, mas que possui alma independente. Lembra muito Swingers (1996), a excelente estréia de Doug Liman.

Comentários

Otavio Almeida disse…
É inferior ao que veio depois sim. Mas adoro! E tenho o CD desde que ele estava na lista dos mais vendidos. Foi o estouro do grunge!

Abs!
Precisei de duas oportunidades para gostar de "Vida de Solteiro". Outro bom exemplar da carreira do Crowe.

Vida longa ao líder!!Abraço!
Museu do Cinema disse…
Otávio, artigo raro esse CD. Mas como Tarantino, qualquer CD da trilha de Cameron Crowe é item obrigatório.

Pedro, imortalidade ao líder.
Unknown disse…
Caramba, esse filme realmente marcou minha vida! Eu o vi no cinema, e já era filhote de Seattle. Ouvia Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Pearl Jam, Alice in Chains... Usava camisa de flanela, tinha uma banda de garagem. Meu apelido no colégio era "Grunge".

Eu tenho não só a trilha, mas também o VHS.

Ou seja, adoro Singles!
Museu do Cinema disse…
Tá na hora de comprar o DVD Dudu, alias, artigo raro.
Anônimo disse…
Gosto muito deste filme, Cassiano! Especialmente da trilha sonora. Se não me engano, o Alice in Chains até aparece em "Vida de Solteiro".
Ramon disse…
Vou conferir o filme, então! Se encontrá-lo, é claro.

Já pesquisei e encontrei diversos figurantes ilustres:
- Tim Burton;
- Paul Giamatti (imagina se ele não estaria num filme desses!);
- Chris Cornell;
- Eddie Vedder;
- Camerom Crowe (aparição);
- Eric Stolz;
- Tom Skerrit;

Teremos que separar o joio do trigo. hehe!

Valeu Cassiano! Abraço!
Anônimo disse…
Outro do diretor que ainda não vi, mas todo mundo fala bem (inclusive da trilha sonora, claro). Abraço!
Museu do Cinema disse…
Kamila, sim.

Ramon, bela pesquisa, acho que tá completo.

Vinicius, trilha sensacional.