Digam o que Quiserem

IN YOUR EYES THE LIGHT THE HEAT. I'M COMPLETE
Say Anything – Cameron Crowe – 1989 (VHS)

“Eu dei a ela meu coração, e ela me deu uma caneta”.

Lloyd (John Cusack – no seu primeiro papel de destaque) é um pós-adolescente que não sabe em que faculdade ingressar. Ele se apaixona pela CDF Diane (Ione Skye – por onde anda?), excelente aluna, filha maravilhosa e estudante perfeita que já tem toda sua carreira definida. A amizade dos dois mostrará porque os opostos se atraem.

“Porquê você come essa coisa? Não tem comida na sua comida”.

Clichê dos filmes de adolescente, Digam o que Quiserem tem a grife Cameron Crowe em estado bruto. Seu début já é um clássico para qualquer lista de frases do cinema. E a trilha do filme se tornou item de colecionador, dando destaque à maravilhosa “In Your Eyes” de Peter Gabriel, cuja cena entrou no hall das maravilhosas do cinema moderno e virou ícone (até camisa com a foto que ilustra esse post vetorizada tem). Porém, mais do que isso, a película é feita com verdade constrangedora e realismo cativante, é um sinal claro do surgimento de um cineasta com identidade e talento para escrever e dirigir cenas.

“Eles sabiam de você. Agora, eles conhecem você”.
Diane tem uma bolsa de estudos na Inglaterra, Lloyd se empenha nos ensinamentos do kick boxing, “o esporte do futuro”, ao sobrinho de 4 anos. Diane tem a maturidade de uma mulher de 40 anos, Lloyd a responsabilidade de um garoto de 4. Diane não tem vida social, Lloyd não tem vida escolar. Porém, eles são muito mais do que adjetivos, assim como o filme é muito mais do que o clichê da trama. E ainda tem a presença de Jeremy Piven, interpretando Mark, um amigo de Lloyd que adora se embriagar nas festas e atropelar os amigos.

Comentários

Anônimo disse…
Pela sua descrição, o filme é totalmente clichê mesmo. O engraçado é que eu disse que não achava que tinha visto "Digam o que Quiserem", mas vendo a foto do John Cusack eu acho que vi esta cena em algum lugar....
Sergio Deda disse…
Tenho uma certa vontade em assistir este filme do Crowe... talvez por ser do próprio...

vlws
Anônimo disse…
Esse ainda não vi, como já comentei no outro post. Ainda assim, fiquei bem curioso após seu texto, até pela presença do John Cusack (um ótimo ator, na minha opinião) no elenco. Abraço!
Museu do Cinema disse…
Kamila, clichê sim, mas não um filme ruim. Muito pelo contrário.

Wender, valeu!

Sérgio, espero então que estejas acompanhando.

Vinicius, sem duvida, um grande ator.
Como eu disse, Vanilla Sky é meu favorito do Crowe. Ainda preciso ver "Digam o que Quiserem", que parece ser um bom filme.
Ramon disse…
Uhmm... apesar de sua resenha criar uma aura um tanto mágica para a obra, não sei se irei conferir.
Quem sabe se der sopa em alguma sessão filmes na TV.

Abraço!