O Grande Debate

The Great Debaters – Denzel Washington – 2007 (DVD)

“Satyagraha do sânscrito. Significa verdade e justiça”.

Nos Estados Unidos, até para quem conhece pouco sabe que a segregação racial foi pesada. E hoje estamos prestes a ver o primeiro presidente negro da história desse país. Isso não foi de uma dia para outro, e não teve um personagem apenas, alguns inclusive deram sua própria vida, os norte-americanos conquistaram isso aos poucos, e ainda há o que fazer é verdade, mas o caminho que já foi percorrido é grande.

Em 1935, o professor Melvin B. Tolson da faculdade Wiley, no Texas, inspirou seus alunos, em especial três deles, Samantha Booke, James Jr e Henry Lowe, a fazer do dom da oratória, inspiração para algo maior. E eles conseguiram, inacreditavelmente com certeza, mas com as palavras estas pessoas contribuíram para uma sociedade mais justa.

Segundo filme dirigido pelo incriticável Denzel Washington, antes veio Voltando a Viver (2002), O Grande Debate é uma história emocionante, viva e atemporal, é um exemplo a todas as sociedades que um dia almejem viver sob justiça.

“Um negro faminto rouba uma galinha e vai preso. Um rico empresário rouba as granjas e vai ao congresso”.Eu ainda acredito no Brasil. Acredito que um dia iremos viver num país com justiça, onde os corruptos sejam minoria e encham nossas cadeias, que a alcunha de “jeitinho brasileiro” seja uma moda do passado muito distante, e que se pare de vangloriar de ter se dado bem às custas de outro. Infelizmente, esse dia não é hoje. Não porque hoje não seja uma data boa para isso, até seria, mas será mesmo que estamos preparados para isso?

Comentários

Ramon disse…
Oxa, pelo jeito o filme é muito inspirador. Vou conferir sem demora!

Abs!
Anônimo disse…
Esse ainda não vi, ultimamente não estou com muito saco para os filmes do Denzel Washington (que entrega atuações cada vez mais parecidas, como se estivesse num mesmo filme). Mas se aparecer por aqui sem dúvida verei...
Museu do Cinema disse…
Ramon, filmaço!

Vinicius, o Denzel Washington em atuações parecidas é o mesmo que dizer que Jack Nicholson é canastrão.
Anônimo disse…
Cassiano, que texto maravilhoso! Não sabia que "O Grande Debate" tinha sido lançado em DVD. Quero muito conferir o filme, até porque tinha lido críticas ótimas sobre a segunda vez de Denzel na direção.
Um filme que se assistido com atenção consegue revoltar, emocionar, gerar discussões e deixar o espectador sentindo-se um participante do debate. Me surpreendeu bastante esse filme, que não é o filme perfeito, longe disso, têm seus defeitos - como os personagens que não foram bem explicados - mas não vou citar aqui pelo fato de as coisas boas que acontecem na trama serem de maior relevância para o desenrolar da história. Filmaço. Incriticável mesmo, sou fã do Denzel.

Também acredito no Brasil, mas infelizmente eu já vou ter partido dessa para melhor quando nosso país se tornar um lugar tranquilo para se viver. Façamos as mudanças hoje, para o resultado aparecer para nossos filhos, netos, etc. Olha aí, já entrei num tema político. Méritos para Denzel que consegue provocar o debate no espectador.

Abraço, Cassiano!
Museu do Cinema disse…
Kamila, obrigado. Vale a pena o aluguel.

Pedro, a discussão é muito bem vinda, o que ficou é que enquanto não assumirmos nossos defeitos nunca iremos tratá-lo.