Antes que o Diabo Saiba que você está Morto

Before The Devil Knows You’re Dead – Sidney Lumet – 2007 (Cinemas)

Que você tenha alimento e roupas, um travesseiro suave para sua cabeça; que você faça 40 anos no paraíso, antes que o diabo saiba que você está morto.

O provérbio irlandês acima, que Lumet pegou emprestado para o título do filme, que estreia amanhã nos melhores cinemas do país, pode sim ser uma tradução para o filme. Nele, dois irmãos, Andy (Philip Seymour Hoffman) e Hank (Ethan Hawke) apostam todas as suas fichas num assalto a uma joalheria na intenção de fazer um crime perfeito, sair com os louros do roubo, e resolver seus problemas, antes que o diabo...

A proximidade com as mazelas do mundo fazem os irmãos Hanson praticar o assalto, enquanto Andy é um viciado em drogas e corrupto de carteirinha, Hank é um “loser” norte-americano, que adora a filha. Em comum eles dividem a cama da mesma mulher, a linda Gina (a sexy Marisa Tomei em cenas calientes e ousadas).

O cineasta Sidney Lumet, de 84 anos, e que prepara seu novo filme para 2009, Getting Out, nos mostra uma vitalidade, um vigor e uma modernidade que, se não soubéssemos que ele é o diretor, com certeza creditaríamos a um jovem promissor de Hollywood. Além de mexer corretamente no roteiro – Andy e Hank não eram irmãos originalmente, o filme ainda tem flashbacks importantíssimos, e originalíssimos, para a melhor compreensão da história, uma idéia brilhante de um homem rico, bem quisto e respeitado, com 40 anos multiplicados por 2, e vivendo no seu paraíso. Esse enganou o diabo direitinho.

Comentários

Ramon disse…
Estou muito querendo conferir a obra,
e cada dia mais fã de Lumet.
Abraço!
Otavio Almeida disse…
Como coloquei SANGUE NEGRO como filme de 2007 lá no Hollywoodiano, só me resta dizer que ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO é o melhor filme de 2008. Até agora.

Abs!
Anônimo disse…
É um verdadeiro filmaço.
Lumet transpira jovialidade com esse filme, além de conter um tema bem pesado. Realmente pensamos que é um diretor mais jovem que está comandando a obra, se não soubéssemos que o diretor era ele.
As atuações estão ótimas, com destaques para Phillip Seymour Hoffman, Ethan Hawke e Albert Finney. A montagem do filme é muito interessante e original.
Com muito atraso, esse filme só vai entrar em cartaz agora. Recomendadíssimo.
Museu do Cinema disse…
Vale e muito Ramon,

Otávio, Sangue Negro é obra-prima, Antes... é filmão.

Ibertson, põe atraso nisso, mas acho que vá ser fracasso de público, hj o pessoal quer ver mais Homens Aranhas...
Kamila disse…
Cassiano, tenho muita vontade de assistir a este filme, mas não estréia por aqui de jeito nenhum. Aliás, é pertinente a comparação que fazem entre esse filme e "O Sonho de Cassandra"? Vi muitas opiniões que comparavam estas duas obras.
Anônimo disse…
Sem dúvida um grande trabalho do Sidney Lumet, uma surpresa para quem não esperava mais algo desse nível para o diretor. O destaque, na minha opinião, vai para a atuação do Philip Seymour Hoffman, uma das melhores do ano.
Museu do Cinema disse…
Kamila, tem a ver na temática e só. São estilos completamente diferentes, mas são dois filmões. Uma pena que ai em Natal não tenha cinemas de qualidade. Apele para internet!

Vinicius, não só o Hoffman!
Unknown disse…
Boa! Taí um que quero conferir. Essa tipografia é cópia descabida de O dia da besta ou é impressão só minha?

Abs.
Kamila disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Kamila disse…
É o jeito, Cassiano! Só assim para poder conseguir assistir "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" e "O Sonho de Cassandra".
Museu do Cinema disse…
Dudu, o dia da besta?

Kamila, quando o filme não vai até você, você vai até o filme. Esse filme é super fácil de baixar na net, tem em todos lugares.
Anônimo disse…
Falando em O Dia da besta, é o próximo filme que farei uma resenha.
Lembra um pouco o cartaz do filme, mas é diferente.
Rogerio disse…
To doido pra ver o filme. Lumet é um assombro. Imagine, com essa idade e ainda ousando.
Unknown disse…
Cassiano, O dia da besta. Filmaço! Se você nunca viu, recomendo! Alex de la Iglesia, filme de terror de verdade, inteligente. Confere a tipografia:

http://www.plano9.com/imagens-blog/ElDiaDeLaBestia.jpg

Abs.
Concordo contigo, Cassiano. Esse filme é um "filmão", mas não uma obra-prima.