Angel-A

Angel-A – Luc Besson – 2005 (DVD)

"É difícil se amar quando ninguém reflete isso".

O cineasta francês Luc Besson é dono de uma estética visual apuradíssima e de primeira qualidade. Foi uma das qualidades que chamou a atenção de Hollywood quando o diretor realizou Subway (1985). Depois vieram Imensidão Azul (1988) e Nikita (1990), até o sucesso mundial de O Quinto Elemento (1997). Desde o filme com Bruce Willis que o cineasta não nos traz algo digno de seu nome, Angel-A veio para mostrar que Besson ainda está ativo, apesar de se dedicar mais às produções atualmente.

O filme é centrado na personagem de André (Jamel Debbouze), um malandro que deve dinheiro a agiotas. Procurado por capangas pelas belas ruas de Paris, André resolve se atirar da ponte, que buscou refugio para fugir, é quando aparece a bela figura de Angela (Rie Rasmussen – a comparsa de Rebecca Romijn em Femme Fatale (2002), aqui loiríssima), que também deseja morrer.

A história, uma comédia morna, é apenas pretexto para Luc Besson explorar suas técnicas cinematográficas, a partir da fotografia preta e branca, do craque francês Thierry Arbogast, também responsável pelo filme de Brian De Palma já citado, a película começa a ganhar cores, por incrível que pareça, através das situações que André e Angela passam.

"Quando se sente um merda, você é atraído pela merda. A vida é assim".

Comentários

pseudo-autor disse…
Luc Besson é um daquelas caras que você fica esperando se manifestar, como um comício estudantil a quem todos esperam por um excelente orador. Ele já deu mostras disso em seus filmes anteriores e em Angel-A não foi diferente. Um espetáculo à parte.

Discutir a Mídia? acesse
http://robertoqueiroz.wordpress.com
Museu do Cinema disse…
É bem por ai mesmo!
Ramon disse…
Boa dica, vou conferir.

Ah, mas O Quinto Elemento é um tanto fraco para servir como grande obra de algum grande diretor.
Já os outros...!

Abraço!
Museu do Cinema disse…
O Quinto Elemento é um bom filme Ramon, apesar de não ser um dos melhores do Besson!
Anônimo disse…
Não conheço muito o trabalho do Luc Besson, mas acho que ele se perdeu um pouco nos últimos anos. Bom saber que "Angel-A" ao menos não decepciona quanto à sua estética.
Anônimo disse…
Eu gosto do Luc Besson. O último filme dele que assisti foi a animação "Arthur e os Minimoys". A história desse "Angel-A" parece ser bem interessante. Dica anotada!
Anônimo disse…
Cassiano, n�o sei enquanto a voc� mas eu adoro "Joana D'Ark", um �pico grandioso e muito bem dirigido por Besson que ouso dizer ser um dos melhores dos �ltimos anos. J� sobre o cineasta, conhe�o mais os filmes que ele produziu do que dirigiu, mas tenho vontade de ver este recente "Angel-A por dois motivos que tirarei do seu texto: "Rie Rasmussen � a comparsa de Rebecca Romijn em Femme Fatale (2002), aqui loir�ssima" e "fotografia preta e branca, do craque franc�s Thierry Arbogast, tamb�m respons�vel pelo filme de Brian De Palma".

Abra�os!