Propriedade Privada

Nue propriété – Joachim Lafosse – 2006 (DVD)

Às vezes precisamos respeitar nossos limites e colher os cacos de vidro espalhados pelo chão.

Com uma técnica refinada, bem ao estilo do cinema francês, e atuações seguras e de qualidade, Propriedade Privada é um filme sobre relacionamento de pais e filhos, como essa relação pode se tornar perigosa, e o quanto essa relação se impõe na personalidade do indivíduo.

Pascale (Isabelle Huppert) é uma mãe divorciada que vive na antiga propriedade da família com seus dois filhos gêmeos, François e Thierry (interpretados pelos irmãos não gêmeos Yannick Renier e Jérémie Renier). A relação se deteriora quando Pascale começa um novo relacionamento e pensa em vender a casa.

Joachim Lafosse mantém o filme nas rédeas em todos os momentos, e utiliza as técnicas cinematográficas – como a câmera parada dando a sensação de impotência ao espectador, bem ao estilo do alemão Michael Haneke, em outro momento ele utiliza elementos não cinematográficos para dar interessante efeitos, como na cena final por exemplo. Um cineasta para se guardar o nome.

Comentários

Kamila disse…
Adoro filmes centrados em relacionamentos familiares e este "Propriedade Privada" parece ser muito interessante. Dica anotada!!
Marcel Gois disse…
Adorei o cartaz desse filme.. nunca tinha ouvido falar mas me parece bem interessante e ainda é francês. adoro o cinema francês! assim como a kamila, já anotei a dica.
Museu do Cinema disse…
Kamila, se gosta dessa caracteristica, pode ir sem erro.

Marcel, então a resposta vale para ti tb!