Homem de Ferro

Iron Man – Jon Favreau – 2008 (Cinemas)

Porque desde Superman (1978) e Batman (1989) de Tim Burton os filmes baseados em HQ não conseguem repetir o sucesso (de público e de crítica), a exceção de Homem-Aranha (2002)?

A equação é simples, desde lá os efeitos especiais e a tecnologia avançaram rapidamente, fazendo com que as peripécias do Superman e do homem morcego sejam feitas hoje por qualquer criança de 12 anos com um bom computador nas mãos. E para ter toda essa estrutura por trás é necessário um roteiro que absorva esses efeitos e, consequentemente, deixe de segundo plano uma trama mais criativa.

Homem de Ferro é desde o trailer, um show de efeitos. A trama que bate no governo Bush (virou moda já) não traz nada de novo, já à pirotecnia é perfeita, vôos sensacionais, um som que acompanha e traz a real sensação das imagens, e nenhuma evidência dos tais efeitos.

Como o próprio diretor disse, o filme é uma mistura de James Bond, Robocop (1987), Batman Begins (2005), com Superman (1978) dirigido por Robert Altman, que agora deve estar dando pulos de raiva no céu, já que o velho cineasta primava pelo roteiro com desenvolvimento de personagens.

Tony Starck (Robert Downey Jr emprestando seu talento ao dinheiro fácil) é o dono de uma industria de armas, em viagem ao Afeganistão ele é seqüestrado e feito refém, foge mirabolantemente, e com o peso na consciência resolve parar de fabricar armas e fazer dele mesmo uma arma, em vez de vender foguetes para os exércitos, ele mesmo resolve explodir uma cidade – uma grande mudança para a paz.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, eu gostei muito desse "Homem de Ferro". Achei um filme bem feito e com um ótimo elenco. Foi uma agradável surpresa.
Museu do Cinema disse…
O elenco pára em Downey Jr. e Jeff Bridges, o resto Kamila tá horrivel, o filme é bem feito sim, só faltou trama e roteiro.
Anônimo disse…
Um excelente blockbuster para começar a temporada.
realmente é um grande filme, um dos melhores da Marvel ...

e só uma correção ... é Richard Donner que dirigiu Superman e não Robert Altman...
Daniell disse…
Eu não sei se concordo tanto com sua opinião sobre os efeitos especiais, mas certamente concordo com sua opinião sobre o filme. Também adorei. MAs pra mim uma questão que tem que ser considerada é que o HF é um personagem que agora é mais conhecido no cinema do que nas HQs, ele nunca teve uma base de fãs muito sólida, ao contrário do morcegão e do bandeiroso SH. Sendo assim o HF não sofreu críticas de uma galera que o conheceu nas revistas e o diretor teve muuuita mais liberdade para cirá-lo (e quem o conhece das revistas, como eu, sabe que ele está bem diferente, talvez pra melhor).
Além disso eu acho Batman Begins, X-Men2, 300, Sin City filmaços! Todos baseados em Hqs.
Kamila disse…
Cassiano, os meus preferidos do elenco foram justamente os dois que você citou. Mas, a Gwyneth Paltrow está legal também. Só achei que o Terrence Howard foi meio desperdiçado.
Ygor Moretti disse…
Penso que a escolha do elenco parece ter sido acertada, pois usaram um ATOR de muito calibre na minha opinião para personificar Tony Starck. Num primeiro momento parecia dificil imaginar Robert Downey Jr atuando em um filme de ação, no entanto sua presença da mais vitalidade ao filme e ao personagem.
Quer dizer que foi ver o filme então,? rsrsrsrs

Também acho que o elenco pára em Downey Jr. e Jeff Bridges. Mas o filme é muito bom.

Abraço.
Museu do Cinema disse…
Johnny leia novamente!

Daniell, eu não gostei do filme.

Kamila, concordo!

Pedro, o filme é horrivel, os efeitos são muito bons.
Rogerio disse…
Pow cara, tu é muito mau com os Blockbusters, tadinhos.Esse é um dos bons, dá uma chance a ele hehehe.
Romeika disse…
Nao acredito que o diretor deu uma declaracao dessas rsrsrs.. Eu gostei do filme, mais pelo entretenimento facil e efeitos especiais, nao eh nada pra se levar a serio, tanto que tenho ate dificuldades em escrever um texto sobre o mesmo (vou falar de que?!?). Soh comecei a gostar quando ele volta la pro Afeganistao e comeca a explodir tudo, indicacao ao Oscar de efeitos visuais ja eh certa.
Unknown disse…
Nem preciso ver o filme para dizer que concordo com tudo o que você disse.

Quer saber? Não tenho a menor paciência para super-heróis...

Abs!