No Vale das Sombras

In The Valley of Elah – Paul Haggis – 2007 (DVD)

Uma bandeira de um país de cabeça para baixo é um sinal internacional de socorro.

Prematuramente com um Oscar nas mãos, o cineasta Paul Haggis continua sendo uma espécie de pupilo de Clint Eastwood. Seu talento é inquestionável, tanto em roteirizar, quanto em dirigir, mas falta a Haggis uma emoção, algo que transforme seus bons filmes, em filmaços. Aquele toque de mestre que fez de Menina de Ouro (2004) um sucesso, mesmo padecendo de uma grande história, e de falta de originalidade.

No Vale das Sombras (estou me perguntando até agora onde foi parar, na figura do tradutor, o Elah do título original), é um bom filme, assim como foi Crash - No Limite (2004), porém algo menor para quem tem uma estatueta dourada em casa. E esse estigma será carregado para sempre por Paul Haggis, e, na minha opinião, ele não tem força para agüentar.

Baseado na história real do soldado Richard Davis, na película Mike Deerfield, a trama se concentra nas ações do pai de Mike, Hank (Tommy Lee Jones), um aposentado do exército, que ao descobrir o desaparecimento do filho, depois de voltar do Iraque resolve investigar o sumiço, envolvendo a policia civil nas buscas, em especial a Detetive Emily (Charlize Theron), que busca reconhecimento do seu trabalho. Susan Sarandon, como a esposa de Hank, e mãe de Mike é o ponto alto da película, apesar de escassas aparições.

O Iraque é o Vietnã dos anos 70. Cada vez mais os norte-americanos exploram o tema, como aconteceu no passado, mas continuam praticando os mesmos erros, a ponto de nos perguntamos; será que a pequena parte da população que pensa dessa maneira, fala somente da boca para fora, ou são tão reduzidos que a outra imensa maioria já esmagou esse tipo de ideologia? Pois na prática é tudo muito diferente do que vemos nos cinemas.

Comentários

Ramon disse…
Cassiano... acho que sou um dos poucos que achou a premiação do Crash justa. Eu adorei o filme, e acho que tem todos os quesitos para merecer o Oscar.
Já No Vale das Sombras, concordo com você. O filme é bom, mas é só.
Achei a indicação de Tommy Lee Jones meio forçada. E confesso que não dei tanta importância para a atuação de Susan Sarandon.

Ah, e Elah foi poeticamente apedrejado por Davi, e enterrado sob um adjetivo óbvio e sem graça.
Esses títulos...que lástima!
Kamila disse…
Como eu disse no post anterior, estou com o DVD de "No Vale das Sombras" aqui em casa e tenho altas expectativas sobre a obra, mesmo com os comentários gerais de que ela é de menor qualidade dentro da filmografia do Haggis.
Museu do Cinema disse…
Ramon, não vejo diferenças entre Crash e No Vale das Sombras.

Kamila, o meu comentário não é de menor qualidade na filmografia de Haggis.
Otavio Almeida disse…
E o que você achou do Tommy Lee Jones?

Abs!
Ainda prefiro Crash, pois nesse filme senti falta de emoção, talvez um suspense maior, como você bem disse no texto.
Museu do Cinema disse…
Otávio, normal, ele é ótimo ator, mas nada excepcional. Nem sabia q ele tinha sido indicado por esse filme, achei q fosse por No Country...

Pedro, falta tino cinematografico ao Haggis, tanto nesse quanto em Crash.
Kamila disse…
Eu sei, Cassiano. Mas, digo que, de uma forma geral, foi esse o comentário que o filme recebeu.
Anônimo disse…
Ainda vou alugar esse filme. Gostei do Trailer. Não achei Crash essas coisas todas, mas vamos ver a nova empreitada de Paul Haggis.
Estou adicionando seu blog a minha lista.
Museu do Cinema disse…
Ok Kamila.

Ibertson, valeu, seja bem vindo!
Eu achei ele decepcionante, por um úncio ponto de não ter me emocionado no final das contas.
Susan Saradon estava no filme? ahahah...
Hoenstamente, foi uma decepção, pois ele não acresenta em nada no quesito de debater ou ser uma crítica a guerra do iraque... ou até mesmo eplo fato dele se abster nesse debate que tbm me fez me decepcionar.
O ponto alto, pra mim, foi a histórinha explicando o título original...
abraços
Já estou na espera pelo Memorabilia...
Ramon disse…
Cassiano, eu vejo sim. Hehe!

Cadê o Memorabilia Quiz 5? Não vai ter, é? O final de semana não será o mesmo. hehe!

Abraço!
Museu do Cinema disse…
Rodrigo, valeu, abs.

Pedro, ai vai.

Ramon, idem!