Margot e o Casamento

Margot at the Wedding – Noah Baumbach – 2007 (DVD)

Personagens psicóticos a beira de um ataque de nervos, trama centrada numa personagem, geralmente criança, crises existenciais derivadas de problemas corriqueiros e um roteiro centrado nos relacionamentos sem maniqueísmos. Essa é a grife do trabalho do cineasta norte-americano Noah Baumbach, do ótimo A Lula e a Baleia (2005).

Assim como outro cineasta estadunidense Wes Anderson, de quem Baumbach é amigo e escreveram juntos o roteiro de A Vida Marinha de Steve Zissou (2004), Noah tem, nos seus roteiros, o seu estilo de fazer filmes. Porém, enquanto Anderson privilegia a comédia “nonsense”, Baumbach é mais intimista e carregado de drama leve. Margot e o Casamento lembra um pouco o excelente O Príncipe das Marés (1991).

Nicole Kidman interpreta a personagem título, que recebe o convite da irmã Pauline, papel de Jennifer Jason Leight, esposa do diretor, para seu casamento com o abobalhado Malcolm (Jack Black). Contra o enlace da irmã, Margot inicia seu processo de mostrar-se verdadeira, ao mesmo tempo em que lida com suas frustrações e problemas com o marido e o filho.

Kidman e Jason Leight carregam suas personagens com a habilidade habitual, envolvendo ainda um Jack Black mais contido. Ciarán Hinds, que parece estar em todos os filmes de 2007 e John Turturro completam o quinteto de qualidade.

Comentários

Ramon disse…
Que vergonha, de todos filmes citados só assisti Vida Marinha com Steve Zissou.
O Príncipe das Marés é um lapso no meu conhecimento cinematográfico, assim como parece ser Margot e o Casamento.
Vou conferir, assim que possível.
Otavio Almeida disse…
Vixi! Está em DVD??? Vou alugar nessa semana.

Abs!
Museu do Cinema disse…
Ramon, se gosta do estilo vale a pena conferir.
Kamila disse…
Nem sabia que tinha sido lançado em DVD, Cassiano. Devo aguardar algumas semanas para ir às locadoras, já que os filmes teimam em demorar a chegar por aqui.
Não sabia que Turturro estava nesse filme, o cara é um dos meus prediletos.

Valeu a dica.
Museu do Cinema disse…
Kamila, acabou de sair nas locadoras.

Pedro, tb gosto do Turturro! O ator preferido dos Coen.
Anônimo disse…
Sério que lembra "O Príncipe das Marés"? Também gosto muito desse filme e adorei "A Lula e a Baleia", portanto as chances de isso se repetir com esse "Margot" são bem altas. E não entendo o motivo de lançarem filmes como esse diretamente em DVD...
Anônimo disse…
Péssimo filme, péssimo roteiro. Os personagens perdem ótimas oportunidades de ficarem calados. Me admira muito Nicole Kidman participar de um filme tão ruim. Não sei onde esse filme lembra o ótimo "O príncipe das marés". Não percam seu tempo.