E Ai meu Irmão Cadê Você?

O Brother Where Art Thou? – Joel e Ethan Coen – 2000 (DVD)

“Ó, Musa!
Cante em mim, e através de mim conte a sua história
Daquele homem belicoso que tudo enfrenta,
Um errante, anos a fio perseguido
...”.

Uma das primeiras cenas, logo após a fuga de Ulysses Everett (George Clooney), Pete (John Turturro) e Delmar (Tim Blake Nelson), mostra um velho cego em cima de uma carrinho de mão sobre os trilhos do trem, ele então lhes diz:

"Você busca uma grande fortuna, vocês três acorrentados. Encontrarão a sua fortuna, mas não será a fortuna que procuram. Porém, primeiro deverão viajar por uma estrada. Uma estrada repleta de perigos. Vocês verão coisas maravilhosas de se contar. Vocês verão uma vaca no telhado de uma fazenda de algodão. E, ora, tantos sustos. Não sei dizer o tamanho dessa estrada, mas não temam os obstáculos no caminho, pois o destino imputou as suas recompensas. Sua estrada pode dobrar-se e seus corações podem abater-se, mesmo assim, sigam pela estrada que levará à salvação".

Mais à frente, já com um carro, os três fugitivos dão carona a um jovem negro na encruzilhada da estrada, ele teria ido ali a meia-noite para vender sua alma ao diabo em troca de sucesso como guitarrista, então Everett (um George Clooney não se agüentando) fala: “...Mas que mundo pequeno. Em termos de espiritualidade. Pete e Delmar foram batizados e salvos. Acho que só eu ainda não tenho filiação”.O filme é baseado na Odisséia, de Homero, apesar dos cineastas jurarem de pés juntos que nunca leram o livro e as semelhanças serem “coincidências do acaso”, veja alguns pontos em comum:

● Os nomes de Ulysses e Penelope, respectivamente George Clooney e Holly Hunter, marido e mulher. Os mesmos das personagens da Odisséia. Penelope está para casar quando Ulysses volta, outra “coincidência”;

● O cego de um olho só, Cyclops. No filme dos Irmãos Coen, a personagem de John Goodman, Big Dan. Outro ponto são as três sereias do rio;● Na Odisséia, existe o abate do gado por tolos, no filme, o tolo Baby Face Nelson, atropela uma vaca;

● Toda vez que algo ruim acontece, Ulysses adormece;

Além dessa estrutura narrativa copiada, Joel e Ethan Coen resolvem também se homenagearem no filme, vejamos:

● John Goodman é o diabo e vendedor, como seu papel em Barton Fink (1991), Charles Durning adora dar sermões em seus empregados, como em A Roda da Fortuna (1994), e Holly Hunter é mãe de sete crianças, quando em Arizona Nunca Mais (1987) ela não podia ter filhos.

Outras curiosidades:

● A personagem do guitarrista negro Tommy Johnson é baseado no famoso bluesman homônimo, que de acordo com a lenda do mundo da música, vendeu sua alma para o diabo numa encruzilhada e desde então se tornou um guitarrista maravilhoso;

● Baby Face Nelson, personagem de Michael Badalucco, foi baseado no gangster Lester M. Gillis, também conhecido como George Nelson, que tinha um temperamento explosivo e adorava atirar a esmo. Foi morto em 1934, três anos depois de quando se passa o filme;● O Governador Pappy O’Daniel foi inspirado em W. Lee (Pappy) O’Daniel, que governou o Texas de 1938 a 1942, se elegendo senador em seguida;● O Sheriff Cooley é o retrato exato que Tommy Johnson descreve do diabo, a quem tinha vendido sua alma: branco, olhos vazios e uma voz oca, e gosta de viajar com um cachorro;

● A pomada de cabelo Dapper Dan é ficcional, a produção do filme deu como brinde para alguns fãs a caixinha da pomada, mas vazia.

A trilha sonora do filme contribuiu tanto que muitas pessoas classificam a película como um musical, o que não deixa de ser correto. O cd com as músicas vendeu mais cópias que o filme, e derivou mais dois álbuns, dois concertos, ganhou o prêmio da música country com o hit “Man of Constant Sorrow”, que também foi escolhida a número 1 da lista da Billboard, e conquistou 5 Grammy`s, incluindo melhor álbum do ano. Nessa a vida imitou os Irmãos Coen, mas garanto a vocês que ela (a vida) nunca viu um filme deles. Foram só “coincidências do acaso”.

Comentários

Otavio Almeida disse…
Gostei das curiosidades em seu texto, Cassiano. E AÍ MEU IRMÃO, CADÊ VOCÊ? é o filme que eu mais gosto depois de FARGO.

Você contaria qual é o seu favorito dos Coen?
Otavio Almeida disse…
Digo... entre os que eles fizeram depois de FARGO.

Abs!
Ramon disse…
Também adorei as curiosidades. Agora tenho que rever o filme para conferi-las com mais atenção.
Eu gosto do filme. Mais pela sua peculiaridade do que pela história em si.
Museu do Cinema disse…
Otávio, meu filme preferido é o próximo post, e posso dizer a vc, que não achava até vê-lo novamente, e vou mais longe ainda, é uma obra-prima do cinema moderno!

Ramon, reveja sim, E Ai meu Irmão cade vc é um filme para ser revisto sempre.
Otavio Almeida disse…
O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ?
Museu do Cinema disse…
O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ!
Alex Gonçalves disse…
"E Ai meu Irmão Cadê Você?" é um filme leve e divertido, mas detesto a cena da vaca!
Unknown disse…
Um filmaço! Acho que o meu preferido dos Coen... Tenho o DVD em casa e não canso de um repeteco. Fotografia, direção, atuações, montagem... tudo perfeito! Eu tenho até a trilha sonora.

Abs!