Guerrilha Sem Face

Dancer Upstairs – John Malkovich – 2003 (DVD)

Estamos gravando esta noite. Então, estamos tentando fazer coisas que estou cansada demais para fazer. Mas, como Faye Dunaway disse sobre Uma Rajada de Balas, tentamos dar o que o povo quer. Isso é um erro, na verdade. Eu sei. Dá para fazer, mas você usa toda a sua energia tentando. Mas logo vou aprender a lição e ai vocês vão comprar mais discos, certo? Porque não vão me ver. Vamos ver o que podemos fazer com esta coisa adorável que supera todos os conflitos raciais e todos os tipos de conflitos. É uma canção de reflexão. E, um dia na sua vida, você terá ocasião de dizer: “O que é essa coisa chamada tempo?” O que é isso? O relógio? Você trabalha de olho no relógio, toma martíni de olho no relógio, toma café de olho no relógio, tem hora para tomar o avião, para chegar. Isso nunca acaba. O tempo é um ditador, como sabem. Pra onde ele vai? O que ele faz? E sobretudo, está vivo? É algo que não podemos tocar, e está vivo? Ai, um dia, você se olha no espelho e está velho e diz: “Onde foi parar tanto tempo?. Nina Simone.

Depois de ouvir a genial Nina Simone, um peruano que acabara de atropelar um policial na estrada, juntamente com a motorista e mais um cúmplice, pergunta: “Porque ela fala?”, o carona então responde: “Está se preparando para cantar”.

Mal sabiam eles que Nina já tinha cantado e eles nem ouviram. Pobres homens!

A estréia na direção de longa-metragens do excelente ator John Malkovich, e um dos homens mais elegantes do cinema, conta à história real do nascimento do principal grupo terrorista e comunista da América do Sul, o Sendero Luminoso (Caminho Iluminado), do Peru.

A trama é a busca do recém promovido Capitão Agustín Rejas (Javier Bardem – o melhor ator da atualidade) pelo chefe do grupo criminoso que se intitulava Presidente Ezequiel (na vida real Presidente Gonzalo), o professor Abimael Guzmán da Faculdade de Ayacucho, onde Rejas trabalhou. Ao mesmo tempo Agustín começa a se aproximar da professora de balé de sua filha, a bela Yolanda (Laura Morante) – de O Quarto do Filho (2001) – e ainda tenta manter o trabalho anônimo em meio a uma cidade em sítio.

Uma das principais cenas, num bar, Agustín e Yolanda tentam adivinhar nos vários pôsteres pendurados nas paredes, mostrando rostos de desconhecidos, se são policiais ou terroristas, logo fica evidente a intenção de Malkovich. O final do filme é um dos mais belos e poéticos já feitos.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, queria saber como você descobre estes filmes. Nunca ouvi falar sobre este "Guerrilha Sem Face" e nem sabia que o John Malkovich tinha estreado na direção de filmes.

Mais uma recomendação para minha listinha!
Unknown disse…
Nossa, sensacional! Anotadíssimo!

Abs!
Museu do Cinema disse…
É Kamila, esse apareceu meio de queda, pois estava fazendo uma pesquisa sobre outro filme sem nada a ver com esse, como sou fã do ator Malkovich, resolvi pagar para ver, e ganhei!

Dudu, vale a pena, além do fundo histórico, o filme é muito bem feito.
Rogerio disse…
Poxa, to na mesma do Dudu e Kamila - nao conhecia esse filme. Vou procurar, alem do mais com esse tema!!
Falow.
Ramon disse…
John Malkovich é demais!
Ele está cheio de projetos alteranativos dele, e de cineastas amigos ao redor do mundo, onde ele participa como ator.
É um artista de cinema, não um ator de Hollywood. hehe!

Também não tinha ouvido falar desse filme. Deve ser ótimo!
Museu do Cinema disse…
Assino em baixo Ramon.
Kamila disse…
Como as suas últimas recomendações provam, Cassiano, dificilmente você erra.
Museu do Cinema disse…
Obrigado Kamila, espero mesmo que gostem do filme como gostei!