Arsène Lupin

Arsène Lupin – Jean-Paul Salomé – 2004 (DVD)

Baseado no famoso ladrão francês criado por Maurice Leblanc, em especial o livro La Comtesse de Cagliostro de 1924, o filme conta à história de Arsène Lupin (Romain Duris), filho de um famoso ladrão morto pela polícia em sua frente, quando ainda era uma criança. Adulto, Lupin segue os caminhos do pai se tornando um elegante ladrão da aristocracia francesa.

É quando conhece a linda e misteriosa Condessa Joséphine (Kristin Scott Thomas), a Condessa de Cagliostro do título do livro, ela passa a tutorar os roubos de Arsène enquanto planeja o roubo do tesouro perdido dos reis da França. Sua vida de aventureiro atrai a atenção da jovem Clarisse de Dreux-Soubise (Eva Green), sua prima, apaixonada por ele.

A personagem é um clássico da literatura francesa recebendo várias adaptações cinematográficas ao longo dos anos. Leblanc o criou em 1907 com o livro Arsène Lupin, Gentleman-Cambrioleur (Ladrão Cavalheiro), e acabou se tornando uma espécie de Robin Hood da Belle Époque, com sua audácia em ridicularizar a burguesia e atrair a cobiça feminina.
Apesar da direção sem grandes novidades e uma edição de vídeo-clipe, a película conta com cenários deslumbrantes e figurinos de Pierre-Jean Larroque de excepcional qualidade. Destaco também a presença da atriz inglesa Kristin Scott Thomas, com sua interpretação segura e técnica, típica da escola britânica, e uma beleza fina e aristocrática.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, que curioso ver a Kristin Scott Thomas em tantas produções francesas. Se este filme for tão bom quanto "Não Diga Nada a Ninguém", já vou deixar aqui anotado para assistir em uma próxima oportunidade.
Anônimo disse…
Sei lá, mas tenho uma antipatia por Thomas,... não consigo fgostar dela de jeito algum.
e talvez pos isto não chegue a esperar com tanto entusiasmo esse filme.
abraço
Museu do Cinema disse…
Kamila, se vc gostar da trama e de filmes de época, corra para vê-lo.

Felipe, as vezes temos que ver os filmes mesmo não gostando do elenco, o importante sempre é a pelicula.
Marcus Vinícius disse…
Filme de época... hmm. Anotei também. Eu já acho a Kristen muito boa atriz.
E hoje todos os caminhos levam ao Monumental. Abraço!
Museu do Cinema disse…
Ela é uma excelente atriz Marcus, além de linda!

Hoje iremos jogar mais uma decisão para voltar ao nosso lugar de sempre.
Rogerio disse…
Eh legalzinho esse filme, da pra ter uns momentos de entretenimento. Se bem me lembro, teve umas reviravoltas meio exageradas nesse filme. O Arséne era "liso" pra caramba.
Museu do Cinema disse…
Sim Rogério, ele é baseado num personagem lendário da França, por isso certos exageros.
Kamila disse…
Adoro filmes de época, Cassiano, e já anotei o nome do filme aqui.
Ramon disse…
Não conheço esse. Também não sei se ganhará um lugar na minha lista.
De qualquer forma, valeu pela dica.