O Que Você Faria?

El Método – Marcelo Piñeyro – 2005 (DVD)

Método Grönholm – Consiste em deixar os participantes à vontade para ir eliminando componentes do grupo em situações sugeridas em confinamento. Envolve também a participação de um ou mais psicólogo(s) infiltrado.

Baseado na peça teatral do escritor catalão Jordi Galcerán, o filme do cineasta argentino Marcelo Piñeyro, diretor de Plata Quemada (2000), é um inteligente jogo de situações onde a psicologia das seleções de recrutamento é colocada como uma forma humilhante, injusta e pré-definida de escolha.

Sete aspirantes a executivo são colocados numa sala da companhia madrilena Dekia, enquanto a cidade ferve com a manifestação contra o FMI. A secretária Montse (Natalia Verbeke), sempre com um sorriso no rosto, recebe os candidatos; Carlos (Eduardo Noriega), Nieves (Najwa Nimri), Fernando (Eduard Fernández), Ricardo (Pablo Echarri), Enrique (Ernesto Alterio), Ana (Adriana Ozores) e Julio (Carmelo Gómez). A primeira tarefa do grupo é identificar um membro do departamento de pessoal da empresa infiltrado entre os candidatos.

Num jogo de psicologia, bem ao estilo de 12 Homens e uma Sentença (1957) e O Último Jantar (1995), o filme vai mostrando aos poucos as personalidades dos candidatos ao cargo, enquanto o cineasta argentino explora a edição e o roteiro, que são excelentes.

Sabiam que os militares inventaram as provas de seleção? Depois da I Guerra Mundial na Alemanha. Já que impuseram muitas limitações ao exercito alemão depois do Tratado de Versalhes, eles resolveram testar seus comandantes com provas como esta. E, para melhor avaliá-los, incluíam um psicólogo na comissão de seleção. Do exercito alemão, passou ao inglês, do inglês para o norte-americano e depois...para as empresas”.

Comentários

Kamila disse…
Ainda não assisti a este filme, mas, me lembro que, na época de seu lançamento, compararam este "El Método" com o documentário "The Corporation" (filme que eu também não assisti).

Acho que deve ser um filme interessante, com uma dinâmica bem legal. Vou ver se consigo achar por aqui.
Museu do Cinema disse…
É um filmasso Kamila, em comum com The Corporation, que tb indiquei aqui no blog, só a crítica ao mundo corporativo que cega as pessoas.

Se vc gosta de filmes desse tipo, um lugar, alguns atores e muita falação corra para ver esse filme!
Ramon disse…
Legal a sugestão.
Vou conferir quando esses filmes chegarem ao interior de Santa Catarina. kkkk!

Cassiano...
"filmes desse tipo, um lugar, alguns atores e muita falação"

Isso me lembrou o filme Two Girls and a Guy. http://www.imdb.com/title/tt0124179/
Vocês já assistiram?
Museu do Cinema disse…
Uma Paixão para Duas, com Heather Graham e Robert Downey Jr, bom filme, mas não tem muito a ver não Ramon.
Ramon disse…
Ah sim... também não imaginei que tivesse. Mas a sua descrição me fez relembrar desse filme, que gostei muito.
Kamila disse…
Cassiano, a recomendação está mais do que anotada aqui.
Otavio Almeida disse…
Vixi, Cassiano! Juro que este hollywoodiano aqui não conhecia este filme. Valeu!

Estou de férias e, por isso, tenho visitado os blogs dos amigos com pouca freqüência. Mas voltarei em breve.

Abs!
Museu do Cinema disse…
Assista Otávio, eu recomendo!

Boas férias!
Marcus Vinícius disse…
Ah, eu ouvi falar desse filme na época do lançamento ainda. Bom que já está nas locadoras. Se não me engano é uma produção entre Argentina, Itália e Espanha, não?

Saudações e abraço!
Museu do Cinema disse…
Argentina e Espanha Marcus!