Meu Caso com o Imperador

N – Napoléon – Paolo Virzì – 2006 (DVD)

Em 1814 Napoleão Bonaparte é exilado na Ilha de Elba, na Toscana – Itália, fugindo no ano seguinte para a França para a fatídica Batalha de Waterloo.

Martino (Elio Germano) é um jovem professor idealista a ponto de abandonar a sala de aula por se recusar a retirar o que disse sobre Napoleão. Apaixonado pela linda e casada Baronesa Emilia (Monica Bellucci), Martino recebe o convite do Prefeito da Ilha de Elba para ser uma espécie de assessor particular e escritor de memórias do Imperador (Daniel Auteuil), que está exilado na pequena ilha. Incentivado pelos sonhos de homicídio, ele resolve aceitar o cargo com a intenção de matá-lo.

Baseado no romance N, do italiano Ernesto Ferrero, o filme nos mostra um Napoleão autoritário e genial, simpático e rigoroso, corajoso e infantil, uma figura marcante – por exemplo na cena em que reencontra sua babá e cai de joelhos diante de uma senhora atônita.

O filme é uma comédia romântica de qualidade que preza por boas interpretações. Destaques para o comediante Massimo Ceccherini, famoso na Itália, que interpreta Cosimo Bartolini, um sujeito atrapalhado apaixonado pela casca-dura Diamantina (Sabrina Impacciatore), irmã de Martino. E claro para a sempre bela e talentosa Monica Bellucci, numa rara interpretação em sua língua natal.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, lendo o primeiro parágrafo de seu texto, nunca que eu iria imaginar que "Meu Caso com o Imperador" era um filme de comédia romântica. Por esta razão, fiquei ainda mais curiosa em assistir ao filme.
Anônimo disse…
Interessante, ainda não conhecia esse filme. Se achar em DVD com certeza irei conferir, até porque gosto do elenco.

Abraço!
Ramon disse…
Também não conhecia o filme, mas parece ser bom.

Como é difícil aparecer filmes europeus nas locadoras. E os que aparecem são colocados em lugares escondidos nas prateleiras. O único jeito de achar é ficar conhecendo (como é caso desse filme) e pedir à atendente que procure-o para nós.
Boa dica!
Museu do Cinema disse…
Kamila, vale a pena, o filme é uma comédia bem gostosa.

Vinicius, acho que deva achar o DVD com facilidade nas locadoras, o elenco é mesmo sensacional.

Ramon, até pela presença de Monica Bellucci o filme deve estar fácil nas melhores locadoras.
Marcus Vinícius disse…
Pior que é verdade, é uma briga achar filmes europeus nas locadoras, pelo menos nas cidades de interior como a minha. Vida longa aos torrents, hehe! =D
Kamila disse…
Aqui em Natal, também é bem difícil encontrar filmes europeus nas locadoras - pelo menos, na que eu frequento.
Museu do Cinema disse…
Vida longa aos torrents com certeza Marcus!

Kamila, torrent. Torrent, Kamila.
Kamila disse…
O que fazer quando a pessoa é contra os torrents??? rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Museu do Cinema disse…
Mas contra pq? Pq é pirata?

Mas o que fazer quando é o único meio de ver um filme?

Garanto a vc Kamila, que o diretor não vai se importar com isso, ele quer que sua obra seja vista!
Kamila disse…
Eu sei que, muitas vezes, essa é a única maneira que a gente tem para assistir aos filmes. Mas, eu tenho um trauma com os torrents. Jurei que nunca mais ia baixar um filme por essa maneira na Internet.
Tatti disse…
Eu assiti, vale a pena o filme é mto engraçado.
O tal do Martino é mais atrapalhado do que tudo, e acha estar predestinado a matar o Napoleão.
A Familia do Martino é aquela típica família italiana briguenta q resolve tudo aos berros...engraçadíssima!
Daniel Auteuil de Napoleão é pura comédia.
Mas gostei mesmo da baronesa histérica da Monica Bellucci com um sotaque napolitano perfeito e hilário, sempre berrando com a pobre da criada "PASCALINA!!!"
simplesamente genial.