A Última Valsa

The Last Waltz – Martin Scorsese – 1978 (DVD)

Certas pessoas vêem o jazz como coisa do demônio porque vem de pessoas malignas, mas, na verdade, os melhores sacerdotes da Rua 52 e de outras ruas de Nova Iorque eram os músicos. Eles eram os que mais curavam”.

A última apresentação da The Band era para ser algo a ser documentado, tornou-se histórico graças ao diretor convidado para filmar a apresentação. A obsessão de Scorsese pela música é clara desde seu primeiro filme, o rock´n roll particularmente, e aqui junta-se a nata desse estilo musical, Eric Clapton, Van Morrison, Ron Wood, Neil Young e Ringo Starr, com ícones de outros estilos que ajudaram a fazer do rock talvez o mais completo dos gêneros musicais, como Bob Dylan e o folk, Muddy Waters e Emmylou Harris com o country e Neil Diamond e Joni Mitchell com o jazz.

Com performances dos convidados, acompanhados da sensacional The Band, destaco a impressionante Evangeline, na voz country de Emmylou Harris, que você ouve clicando aqui.

Nos intervalos das músicas, o cineasta de Os Bons Companheiros (1990), faz entrevistas com os membros da The Band, com algumas revelações preciosas. O show fecha com os astros reunidos no palco cantando a maravilhosa I Shall Be Release, que você ouve aqui.

Comentários

Marcus Vinícius disse…
"Take a load off Annie, take a load for free
Take a load off Annie, And you can put the load right on me"

Começa a fase 'eu-sou-suspeito-pra-falar' do Scorsese. Esse musical é sensacional, acho que vi mais de 10 vezes. Nunca vi tanta gente boa junta como na "I Shall Be Released". Coisa finíssima. Nota 10, nota 1000.

Saudações tricolores (estamos ratiando, mas ainda acredito no Tri, sempre) e até mais! =D
Museu do Cinema disse…
É isso ai Marcus, lembro que comentou sobre esse filme em seu blog! rock'n roll.
Kamila disse…
Não conheço o filme, Cassiano, mas acabei de escutar as duas músicas que você sugeriu e adorei! Vou ver se consigo encontrar este filme para assistí-lo.

Bom final de semana!
Museu do Cinema disse…
É um show Kamila, não é um filme, nem documentário, é um show!
Anônimo disse…
Dizem que esse é um dos melhores filmes do Scorsese, especialmente por reunir tantos talentos da música. Queria ver, mas nunca encontrei em DVD, talvez por ser um tanto desconhecido. A Emmylou Harris é ótima...