Taxi Driver

Taxi Driver – Martin Scorsese – 1975 (DVD)

Um dia uma chuva vai varrer e limpar toda a escória das ruas”.

A cena mais famosa da filmografia de Scorsese talvez seja o impressionante monólogo de Travis Bickle (Robert De Niro), completamente desorientado na frente do espelho, armado até a alma, skin head, se odiando pelo reflexo e cuspindo a célebre frase: – You talkin' to me? (Tá falando comigo?)

Grande parte do mérito dessa cena é do camaleônico De Niro, outra parte vai para o cineasta por traduzir toda essa revolta da personagem, por isso a cena ganhou mais fama que o filme. Mas Taxi Driver é mais que a dita cena, é um filmão que mostra bem as origens da violência norte-americana.

Escrito pelo diretor Paul Schrader, a película narra a ressocialização de Bickle, um ex-combatente do Vietnã, que consegue um emprego como motorista de táxi em NY à noite. Travis passa a conviver com o submundo das madrugadas de uma megalópole, enquanto que de dia fica obcecado pela linda Betsy (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha do senador Charles Palantine.

O filme também é famoso pelo louco que tentou matar o presidente norte-americano na época para chamar a atenção da atriz Jodie Foster, que vive uma prostituta no filme. Parece até promoção.

Comentários

Romeika disse…
Ah, "Taxi Driver"... Assisti a esse filme tardiamente, mas antes tarde do que nunca. São imagens fortes que ficam na nossa mente. Aquela cena do DeNiro louco/justiceiro que vc citou é uma dessas pra posteridade.
Museu do Cinema disse…
E tem hora para assistir filme Romeika? Um filme quando é bom deve ser assistido sempre.
Anônimo disse…
Vi esse filme apenas nesse ano, ao contrário de tantos outros do Scorsese. Automaticamente tornou-se meu segundo filme preferido dele, perdendo apenas para "Touro Indomável". Tudo é memorável, desde a frase do De Niro até a atuação da Jodie Foster. Um clássico!

Abraço!
Museu do Cinema disse…
Sim, um clássico, mas esse eu coloco no segundo escalão do Scorsese, junto a Touro e Caminhos...
Romeika disse…
Digo tardiamente pq sempre ouvi dizer que é um filme obrigatório pra qualquer cinéfilo, principalmente para os que apreciam o cinema do Scorsese, e sempre me senti como se o fato de não o ter assistido fosse uma das minhas lacunas cinematográficas. Mas, é verdade, um filme quando é bom deve ser assistido sempre. Esse é um daqueles filmes pra se comprar o DVD e guardar.
Kamila disse…
Finalmente, falarei aqui sobre um filme do Scorsese que eu assisti. "Taxi Driver" é um dos melhores filmes que eu já assisti. Uma das maiores atuações do cinema por parte do De Niro e uma das cenas mais marcantes da sétima arte e que foi citada por você, Cassiano, no seu ótimo texto.
Museu do Cinema disse…
Sim Romeika, sempre é tempo para ver Taxi Driver.

Obrigado Kamila, a cena é daquelas da história do cinema com certeza.
Marcus Vinícius disse…
Fenomenal esse filme. Pra mim é primeiro escalão dos filmes do Marty, hehe. E a Jodie Foster com 12 (ou 14?) anos já dando um show de interpretação. Grande clássico.

Abraços e saudações tricolores!