Zodíaco

Zodiac – David Fincher – 2007 (Cinemas)

Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) trabalhava como cartunista no jornal San Francisco Chronicles, quando o auto-denominado Zodiac, começou a fazer vitimas na área da Baía de San Francisco. Interessado por decifrar um código que o assassino enviou a todos os jornais, Graysmith se tornou um obcecado pelo caso. Com ele mais duas outras pessoas.

Paul Avery (Robert Downey Jr.) é o repórter policial do jornal, através de Graysmith ele passa a se interessar pelo caso, passando inclusive a ser alvo do assassino.

David Toschi (Mark Ruffalo) passa a seguir o caso após a morte de uma taxista, que o Zodíaco reivindica como sua autoria, mudando de estilo, já que costuma matar casais, em especial as mulheres, suspeitando de um sujeito, ele não se convence quando evidências mostram que ele não está 100% certo. No filme, o diretor brinca que o famoso Dirty Harry foi inspirado no Inspetor Toschi.

Zodíaco segue por esse caminho por quase 3 horas, o filme é baseado nas pesquisas e estudos de quase 10 anos de Graysmith sobre o assassino. A intenção do cineasta é mostrar a obsessão dessas três pessoas por um assassino que nunca foi encontrado, algo que Sean Penn fez, também brilhantemente, em A Promessa (2001).

Comentários

Marcus Vinícius disse…
PQP, por aqui só semana que vem, se vier. É fueda morar em interior...
Saudações tricolores e até mais!
Anônimo disse…
Eu acho que tenho de rever este filme. Não entendo porque alguns críticos estão dizendo que "Zodiac" é uma obra-prima e tudo mais. Achei um bom filme, no entanto, é pouco memorável. É inferior a "Seven" e "Clube da Luta", mas isso é apenas a minha humilde opinião de cinéfila.

Ah, também gosto de "A Promessa". Penn e Nicholson: show.
Kamila disse…
Estou na mesma situação que o Marcus.. "Zodíaco" nem estreou por aqui. Por isso, Cassiano, estou evitando ler qualquer comentário sobre o filme. Assim que assistí-lo, comentarei da maneira correta no post.
Anônimo disse…
Acho que o filme só chega aqui na semana que vem mesmo, o que é péssimo, já que estou louco para vê-lo o quanto antes! Ao que parece, essa é mais uma obra-prima do Fincher.

Até mais!
Alex Gonçalves disse…
"algo que Sean Penn já fez brilhantemente em A Promessa (2001)."
Cassiano, você gostou bastante do filme?
Ele não foi exibido na minha cidade, o que indica que deverei aguardar no DVD ou apelar pela encomenda do filme nesta mesma mídia.
Sou fanático por filmes que abordem a história de assassinos em série que realmente existiram. Um bom exemplo é a produção televisiva "Helter Skelter".
E respondendo o seu retorno sobre "Brooklyn Rules", eu também estou indo pouco aos cinemas e vendo pouquíssimos filmes em casa, pois trabalho + estudo acaba com toda a possibilidade de encontrar um tempo livre para ver um bom filme. Ainda bem que existe o final de semana para isto...
Abraço.
Museu do Cinema disse…
Marcus, imagino seu sofrimento, pq mesmo morando em cidade "grande" muitos filmes não chegam aqui, infelizmente o Brasil chama-se SP.

Romeika, compartilho da mesma opinião, o filme é bom, mas é muito inferior aos anteriores. Críticos usam muito o Ctrl+C e Ctrl+V.

Kamila, pode ler, não falo nada que as revistas e sites já não tenhm publicado.

Vinicius, vale a pena esperar. O filme é bom.

Alex, que filme? Zodiaco ou A Promessa? Zodiaco é um bom filme, A Promessa é um filmão! Acho que espremendo os dois o que sai é o mesmo, como a obsessão por serial killer pode afetar a vida de uma pessoa.
Anônimo disse…
Cassiano, estou com o tempo curtíssimo, mas verei o filme na quinta, feriado \o/

depois dou minha opinião final.

abs e boa semana!
Otavio Almeida disse…
Filmaço, hein! Depois escrevo lá no blog!

Abs!
Carla Martins disse…
Tenho a impressão de que vou amar o filme! Preciso ir correndo ver!

Beijos
Marcus Vinícius disse…
Só olha isso:

http://img181.imageshack.us/my.php?image=3bc0e0e5e57e0a3a5580c88wy1.jpg

Arrepiante, não? Té quarta!
Otavio Almeida disse…
Opa, mas A PROMESSA eu acho intragável. Sorry... Aliás, esqueci quase que completamente do filme.

[]s
Otavio Almeida disse…
E qual o problema de ZODÍACO ser inferior aos anteriores de David Fincher? Ou vc quer dizer que está muito abaixo dos anteriores?

Acho muito recente para dizer se é o melhor ou o pior dele. Vi no domingo e ainda estou em estado de graça. Na verdade, eu acho q é o trabalho mais maduro do David Fincher... não sei se exatamente o melhor.

Abs!

PS: Não sei qto vai ser o jogo amanhã, mas o Grêmio sairá classificado da Vila. Prato de quinta-feira: PEIXE FRITO!
Museu do Cinema disse…
A Promessa é filmão Otávio, que é isso???

Mas sobre Zodiaco não é nenhum demerito ele ser inferior aos outros de Fincher, muito pelo contrário, afinal estamos falando de Clube da Luta, Se7en e Vidas em Jogo.

Zodiaco é um bom filme, adorei por exemplo a forma como ele usa as músicas no filme, acho que ele tá crescendo muito nesse aspecto, de saber utilizar as músicas nos filmes, algo que só Tarantino, Scorsese e Crowe sabem fazer.
Museu do Cinema disse…
Marcus, arrepiante mesmo! E vamos para Vila.
Otavio Almeida disse…
É verdade, Cassiano! Aliás, já baixei a trilha! Fantástica!

Abs!
Museu do Cinema disse…
Opss...então passe para mim! Te agradeço Otávio.
Carla Martins disse…
Achei bem deselegante esse lance de Peixe Frito.

E tenho dito.

S-A-N-T-O-S!!!!!
Museu do Cinema disse…
Não Carla, o Peixe Frito é o prato, nada a ver com o time. Até porque se alguém deve ser frito no Santos, é o Vanderley.
Otavio Almeida disse…
Ai caramba! Desculpa, Carla! Vou lá saber que vc é uma das dez torcedoras do Santos?

Bjs! Não fique brava!
Otavio Almeida disse…
Cassiano, como posso mandar pra vc? Seu e-mail consegue receber? Entra no msn. Estou online. Te mando por ali. Pode ser? Me ajuda!

Abs!
Museu do Cinema disse…
pelo e-mail é complicado né?

No msn hoje não tenho como acessar.

tens o link para baixar?
Otavio Almeida disse…
Cara, mandei por e-mail. Mas não estou conseguindo entrar agora... talvez mais tarde, né?

Abs!